Sexta-feira, 21 de Junho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sexta-feira, 21 de Junho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Opinião Quinta-feira, 10 de Agosto de 2023, 15:13 - A | A

Quinta-feira, 10 de Agosto de 2023, 15h:13 - A | A

Dulci Loni

Desligue o botão da sua ansiedade

Tome seu cafezinho, tenha esse diálogo com você

Dulci Loni

A ansiedade é uma emoção inerente à condição humana. Todos nós experimentamos algum nível dessa emoção que mistura insegurança, incerteza, sensação de pressão, medo e preocupação do futuro, em várias situações da vida. Mas, em um mundo cada vez mais acelerado e exigente, muitas pessoas são sobrecarregadas pela ansiedade e lutam para encontrar meios de conviver com ela de forma saudável.

Recebo pacientes em meu consultório com essas demandas. Em todos os casos que chegam até mim, seja de homens ou mulheres, de idades distintas, eu percebo algo em comum: a sensação de sobrecarga e falta de controle sobre as responsabilidades diárias, seguido da pergunta Dulci, como desligar esse botão que parece ser automático, liga e desliga sem o meu comando?

A resposta está em você.

É sentar e dizer para a sua ansiedade “vamos tomar um cafezinho?” Entenda que a senhora ansiedade está aí e você não consegue dominá-la e nem poderia, mas pode aprender a conviver. Eu aprendi.

O primeiro passo é desenvolver a autoconsciência e reconhecer quando ela está presente. Aceite que a ansiedade faz parte da sua vida e que todos têm momentos de preocupação e estresse. Isso vai diminuir a luta interna e fazer você se concentrar em encontrar maneiras saudáveis de lidar com ela.

Preciso te dizer que essa DR no início não será nada amistosa, mas ela é importante para você aprender a dizer "não" quando necessário, só assim para você estabelecer uma gestão eficaz do tempo, definindo prioridades, delegando tarefas e estabelecendo limites saudáveis,
Não existe uma receita curadora da ansiedade, mas com minha experiencia de mais de 20 anos cuidando de pessoas eu te digo com toda a certeza para você não hesitar em buscar apoio quando necessário. Conversar com profissionais de saúde mental pode fornecer uma perspectiva externa, insights valiosos e estratégias adicionais Ter uma rede de suporte é crucial para compartilhar preocupações, obter encorajamento e receber orientação em momentos desafiadores.

Entenda que conviver com a ansiedade não significa eliminar completamente essa emoção, mas sim aprender a gerenciá-la de forma saudável. Ao desenvolver autoconsciência, cuidar do corpo, estabelecer limites e buscar apoio, podemos desligar a ansiedade e permitir que ela seja uma companheira em nossas vidas. Com dedicação e paciência, é possível viver uma vida mais equilibrada e plena, mesmo na presença da ansiedade.

Tome seu cafezinho, tenha esse diálogo com você e descubra a sua técnica de como desligar este botão que insiste em ligar sozinho.

*Dulci Loni é Psicóloga e auxilia há mais de 20 anos homens e mulheres a viver uma relação possível e saudável com a ansiedade

 

O Alô Chapada não se responsabiliza pelas opiniões emitidas neste espaço, que é de livre manifestação

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia