Sexta-feira, 21 de Junho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sexta-feira, 21 de Junho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Opinião Segunda-feira, 11 de Setembro de 2023, 11:13 - A | A

Segunda-feira, 11 de Setembro de 2023, 11h:13 - A | A

Francisney Liberato

Comportamental, liderança, motivação

Liderar é exercer o poder em prol dos seus colaboradores e oferecer a eles esperança para consecução dos propósitos da organização

Francisney Liberato

Como é um líder verdadeiro? Você se considera um líder? Tem praticado os princípios da liderança? Que poder o líder possui diante dos seus liderados? O líder deve ser verdadeiro e a verdade deve estar com ele em todos os momentos.

É sabido que o líder detém em suas mãos o poder da liderança. Esse poder deve ser exercido em todas as circunstâncias com o intuito de atingir os propósitos da organização. O poder deve ser consensual e democrático, e não arbitrário. O líder tem a responsabilidade de conduzir o seu time para consecução do planejamento. O líder deve fazer todo o esforço necessário, mesmo que às vezes a sua decisão possa contrariar interesses particulares, para que as metas e os objetivos sejam conquistados.

O líder tem a capacidade de organizar suas atividades, de fazer cobranças sobre os seus subordinados, de dizer “sim” ou “não” para as demandas solicitadas. A ele compete admitir ou demitir os seus colaboradores. O líder deve ter respeito pelos seus liderados. O líder deve ser leal e parceiro com os seus colaboradores. Ainda a ele compete extrair o que cada membro da equipe tem de melhor.

Você se considera um líder? Você é um líder verdadeiro? A condução dos seus trabalhos tem gerado resultado?

O líder deve treinar e capacitar os seus colaboradores. O líder detém conhecimento como também a prática do trabalho. O líder é aquele que conduz a sua equipe para o sucesso individual e coletivo da organização. O exercício do seu poder deve ser em benefício comum e harmonizado com o desejo e planejamento da instituição. O ego e a vontade pessoal do líder devem ser mitigados ou eliminados, a fim de criar um excelente ambiente de trabalho.

O verdadeiro líder jamais será aquele que exerce o poder de forma sutil ou exacerbada, mas sim o que utiliza o poder em favor dos seus liderados.

O verdadeiro líder, agindo pelos princípios, deve liderar não apenas com a mente, mas também com o coração. Os liderados são indivíduos singulares e cada um possui as suas qualidades e defeitos, pontos fortes e pontos fracos, por isso o líder deve ter capacidade de entender a individualidade de cada ser humano e sensibilidade para que sua decisão seja a mais assertiva possível.

Enfim, o líder verdadeiro é composto por infinitas qualidades. Além disso, ele deve proclamar e espalhar esperança a todos os seus liderados na organização em que atua, para que esse poder seja exercido também em prol da sociedade. O grande líder político e militar durante os últimos estágios da Revolução Francesa, Napoleão Bonaparte, foi feliz ao dizer: “Um líder é um vendedor de esperança”.

E você, tem vendido esperança para os que estão ao seu redor?

* Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor. Palestrante. Professor. Coach e Mentor. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado”, “Liderança”, “Ansiedade”, “Mude sua vida em 50 dias Premium”, “Inteligência Emocional”, “Manual do Concurseiro”, “Sabedoria”, “Discípulos” e “Educação Financeira”.

 

O Alô Chapada não se responsabiliza pelas opiniões emitidas neste espaço, que é de livre manifestação

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia