Sexta-feira, 21 de Junho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sexta-feira, 21 de Junho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Geral Domingo, 25 de Junho de 2023, 16:55 - A | A

Domingo, 25 de Junho de 2023, 16h:55 - A | A

RECONHECIMENTO

Sesc Arsenal sedia homenagem a profissionais da gastronomia de Mato Grosso

Assembleia Legislativa e Associação dos Chefes de Cozinha prestigiam ‘Bulixeiros’

DA REDAÇÃO

 

No próximo dia 4 de julho, o Sesc Arsenal recepciona cerca de 100 profissionais da gastronomia contemplados com uma Moção de Aplausos. Dentre os prestigiados, estarão 12 ‘bulixeiros’, expositores do projeto ‘Bulixo’, do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT). A ‘5ª Homenagem à Classe Gastronômica de Mato Grosso’ é uma solenidade de reconhecimento ao trabalho exercido pelos cozinheiros e empresários do setor para a identidade e cultura mato-grossense. 

O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca a importância da homenagem aos expositores do ‘Bulixo’ por parte da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Associação dos Chefes de Cozinha de Mato Grosso (ACCMT), realizadores do evento. 

“O ‘Bulixo’ possibilita a vivência da cultura local e economia criativa por meio da culinária da região, além de valorizar o pequeno negócio incentivando a profissionalização de artesãos e culinaristas que produzem no âmbito familiar. A parceria com a ALMT e ACCMT para a realização da homenagem tornará o momento ainda mais especial, pela representatividade do local”, esclarece o presidente.  

Ele destaca, ainda, que o projeto é consagrado pelo público, já que reúne cerca de duas mil pessoas no jardim do Arsenal semanalmente. Sobre a relação do Sesc-MT com os expositores, o presidente evidencia a longevidade da parceria. “Alguns dos ‘bulixeiros’ estão conosco desde o início do projeto, há quase 20 anos”, afirma. 

A ‘5ª Homenagem à Classe Gastronômica de Mato Grosso’ simultaneamente a uma feira gastronômica com cerca de 20 expositores homenageados na noite. Cerca de 100 profissionais e empresários do estado e seis nomes reconhecidos nacionalmente receberão a Moção de Aplausos. 

O chefe de cozinha e presidente da ACCMT, Fábio Cruz, exaltou os profissionais.  “Hoje os bulixeiros são os maiores representantes da culinária tradicional cuiabana, principalmente para os visitantes de fora que desejam conhecer nossas raízes. A iniciativa busca dar o reconhecimento merecido a essas pessoas”, citou.  

Sobre a parceria, Cruz agradece nominalmente aos gestores do Sesc-MT. “Agradeço ao presidente Wenceslau Júnior e Allan Serotini, diretor regional, que não mediram esforços para nos apoiar e possibilitar a realização da quinta edição do evento no Sesc Arsenal, um espaço tão representativo para nossa comunidade”, afirma ele.

Bulixeiros 

Os nomes mais antigos no projeto, que serão homenageados no 5ª Homenagem à Classe Gastronômica de Mato Grosso, são: 

·        Celio Artur Vieira  

·        Deise Fátima Pedroso Martins Souza  

·        Estefania Correia Lima Pinho 

·        Etevaldo Alves Guirra  

·        Lucia Ferreira de Jesus  

·        Marcia Matheus da Cruz e Souza  

·        Milena Maria da Silva Pinheiro 

·        Onilza da Silva Alencastro  

·        Roseli Silvana Nakayama  

·        Sirlei da Silva Barbosa  

·        Solange de Campos Loureiro Fernandes 

·        Valdete Campos Neves 

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.  

* Com assessoria

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia