A Secretária de Saúde de Cuiabá, médica pediatra Lúcia Helena Barboza, emitiu um alerta à população sobre o aumento significativo da circulação do vírus Influenza na capital e a baixa cobertura vacinal registrada até o momento. Segundo ela, a situação já é considerada preocupante.
“Já estamos tendo circulação grave do vírus Influenza em nossa cidade. É fundamental que as pessoas pertencentes ao grupo de risco procurem urgentemente as unidades de saúde para se vacinar. A vacina é altamente eficaz e pode reduzir em até 85% os casos graves da doença, permitindo um período de inverno mais tranquilo para todos”, destacou a secretária em suas redes sociais.
Casos em alta
Dados da Vigilância Epidemiológica de Cuiabá apontam um aumento de 348% no número de casos notificados de Influenza A e B em 2025, se comparado ao mesmo período do ano passado. Entre as semanas epidemiológicas 01 a 20 (de 29/12/2024 a 17/05/2025), já foram notificados 466 casos entre residentes da capital, contra 134 casos no mesmo período de 2024. Até o momento, nove óbitos foram confirmados, todos de pessoas residentes em Cuiabá.
A alta pode estar relacionada tanto à maior circulação dos vírus quanto à ampliação na oferta de exames neste ano.
Vacinação disponível para grupos prioritários
A campanha de vacinação contra a gripe segue em andamento exclusivamente para os públicos prioritários, conforme definição do Ministério da Saúde. A imunização está disponível gratuitamente em todas as 73 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.
Fazem parte do grupo prioritário:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Gestantes e puérperas
Idosos (60 anos ou mais)
Povos indígenas e comunidades quilombolas
Pessoas em situação de rua
Trabalhadores da saúde
Professores
Profissionais das forças de segurança e salvamento
Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e portuários
Trabalhadores dos Correios
Pessoas com deficiência permanente ou com doenças crônicas
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
Até o momento, 52 mil doses já foram aplicadas em Cuiabá. No entanto, a cobertura ainda está abaixo do esperado. Diante disso, a Secretaria de Saúde tem realizado diversas ações extramuros para ampliar o alcance da vacinação, como campanhas em escolas, creches, empresas, lares de idosos e outros setores públicos e privados.
A Secretaria reforça que a vacinação ainda não está aberta para a população em geral, sendo destinada exclusivamente aos grupos prioritários nesta etapa da campanha.
A vacinação anual é essencial, especialmente devido à alta capacidade de mutação do vírus Influenza. A imunização é a forma mais segura e eficaz de prevenir complicações graves, hospitalizações e óbitos relacionados à gripe, sobretudo entre os mais vulneráveis.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real