O Pronto Atendimento Infantil do Hospital Estadual Santa Casa, administrado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou 32.006 atendimentos de janeiro a setembro de 2024 e registrou um aumento de mais de 14% na demanda em relação ao mesmo período de 2023.
Os atendimentos variaram de 1.440 em janeiro a 4.629 em setembro de 2024 e abrangem pacientes não apenas de Cuiabá, onde foram registrados 28.524 atendimentos, mas também de Várzea Grande e dos municípios da Baixada Cuiabana.
Comparado aos dados de 2023, que contabilizaram cerca de 27.972 atendimentos, esse crescimento é atribuído à recente reforma e modernização da unidade, entregue pelo Governo do Estado em abril deste ano.
"Nossa equipe está comprometida em garantir um atendimento de excelência às crianças. Com a expansão da capacidade do Hospital Estadual, estamos conseguindo atender ainda mais crianças, sempre priorizando a humanização e a eficiência em cada atendimento", afirmou o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo.
A reforma, que recebeu um investimento de R$ 3 milhões, transformou a antiga estrutura de mais de 200 anos do pronto atendimento em um espaço moderno e acolhedor, preparado para atender às necessidades das crianças e suas famílias.
Com a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, como madrinha, a nova ala pediátrica ampliou a capacidade de atendimentos diários de 70 para 120. O local possui ainda uma área de 560,69 m², com a oferta de 19 leitos, sendo dois de isolamento, dois de emergência e 15 leitos de enfermaria.
Além disso, o Pronto Atendimento Infantil oferece uma gama de especializações, como clínica médica geral, cirurgia pediátrica, hemodiálise pediátrica, neurologia, pneumologia e cardiologia, entre outros serviços essenciais. A unidade é equipada com tecnologia de ponta e conta com uma equipe multidisciplinar de pediatras, além de oferecer exames de imagem e laboratoriais.
A diretora do hospital, Patrícia Neves, ressaltou a importância da modernização, que proporciona dinamismo e garantia de qualidade aos atendimentos.
"O novo espaço foi planejado para proporcionar um atendimento digno e acolhedor às crianças. Hoje, o P.A. do Hospital Estadual Santa Casa se consolidou como um centro referência na saúde pediátrica em Mato Grosso, dedicado a oferecer um serviço de excelência para as crianças da região", concluiu.
Histórico
O Hospital Estadual Santa Casa foi reformado e modernizado em 2019, após o Governo de Mato Grosso requisitar administrativamente a unidade. O local estava fechado havia 60 dias, por falta de repasses pela Prefeitura de Cuiabá.
A unidade é referência nas áreas de clínica médica geral, cirurgia geral e pediátrica, cirurgia e clínica oncológica, cirurgia e clínica vascular, hemodiálise adulto e infantil, nefrologia adulto e pediátrica, neurologia adulto e pediátrica, neurocirurgia pediátrica, pneumologia, psiquiatria, otorrinolaringologia adulto e pediátrica, cardiologia clínica adulto e infantil, cardiologia intervencionista e hemodinâmica, além de ofertar exames de imagens e laboratoriais.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real