A Operação Ativo Oculto, deflagrada na quinta-feira (23) pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado, revelou que o Comando Vermelho (CV) possui cerca de 30 mil integrantes em Mato Grosso. A investigação tomou como base a atuação dos principais líderes da organização.
Entre os 30 mil membros, estão familiares e colaboradores. As informações foram obtidas com exclusividade pelo site Folhamax.
“Cuida-se de medida vindicada pela autoridade policial para coleta de provas na investigação da organização criminosa, cujos líderes, segundo o apurado, vêm atuando com a utilização de familiares e pessoas próximas, inclusive, com a constituição de pessoas jurídicas no afã de ocultar, dissimular os proveitos dos diversos crimes perpetrados pelos integrantes à mando da orcrim, principalmente, o tráfico de drogas”, diz o Gaeco, no pedido à Justiça.
Na Operação Ativo Oculto, o Gaeco e as Polícias Civil (PC) e Militar (PM) cumpriram 271 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão, prisão preventiva, prisão temporária, bloqueio de bens e valores, em Cuiabá, Várzea Grande, Mirassol D´ Oeste, Araputanga, Barra do Bugres, Arenápolis, Sinop e Rondonópolis.
A ação se fundamenta em investigação instaurada pelo Gaeco e visa à apuração de delitos de lavagem de dinheiro e ocultação de bens e valores auferidos em decorrência da atividade de uma organização criminosa. No total, todo foram mobilizados mais de 600 policiais civis e militares.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real