Terça-feira, 05 de Novembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Terça-feira, 05 de Novembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Geral Terça-feira, 11 de Abril de 2023, 11:10 - A | A

Terça-feira, 11 de Abril de 2023, 11h:10 - A | A

CIDADANIA

Judiciário reforça campanhas de conscientização em estádios

Importância do combate à violência doméstica e da doação responsável marcaram parceria com FMF

Da Redação

Campanhas de conscientização sobre violência doméstica contra a mulher e adoção, do Poder Judiciário de Mato Grosso, chamaram atenção ao longo do Campeonato Mato-grossense de futebol. Na final entre o Cuiabá e União de Rondonópolis as faixas de conscientização levaram as mensagens para o público no sábado (8 de abril), na Arena Pantanal, em Cuiabá. A ação é uma parceria entre a Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF) e o Poder Judiciário. 

A parceria, por meio da Corregedoria-Geral da Justiça na campanha da adoção e do Tribunal de Justiça, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher-MT), na campanha de violência doméstica, e a Federação tem objetivo de chamar atenção das torcidas e daqueles que amam o futebol para as duas causas. 

No estádio, o locutor falou sobre as campanhas para reforçar a relevância sobre os dois assuntos. 

O presidente da Federação Mato-grossense de Futebol, Aron Dresch destaca que a parceria visa levar a mensagem ao conhecimento do público no que diz respeito à conscientização. “É mostrar a importância do combate à violência doméstica e que esse fato ocorre na nossa sociedade. Esse é o objetivo das faixas, assim como da adoção, no início do jogo. E é essa nossa parceria, de levar esse conhecimento ao público que vem assistir os jogos. 

A juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Christiane da Costa Marques Neves, ressalta a importância dessa união com a FMF, que é muito bem-vinda, e que a intenção é renovar essa parceria. 

“A Federação Mato-grossense de Futebol é uma parceira muito importante no desenvolvimento dos trabalhos do Tribunal e Justiça, especialmente da Corregedoria, em temas tão importantes destacados como a violência e a adoção. Agradecemos a oportunidade de levar a milhares de pessoas as mensagens que precisamos transmitir à sociedade. Que as crianças sejam vistas, sejam lembradas, que esse instituto tão importante da adoção tenha o reconhecimento que merece. E a campanha de violência doméstica, em especial em um campo de futebol, onde o público é majoritariamente masculino, revela nossa preocupação também de levar para a comunidade o cuidado e o zelo que o Tribunal tem com a mulher no Estado de Mato Grosso.” 

Para a juíza Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa, coordenadora da Rede Municipal de Combate à Violência Doméstica e Familiar de Cuiabá e coordenadora do Centro de Acolhimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais do Fórum de Cuiabá, a campanha realizada em estádios de futebol tem objetivo de propagar a mensagem para todos da sociedade. 

“A escolha do estádio de futebol para divulgar a campanha de combate à violência doméstica foi uma ideia construída pela Rede Municipal. Escolhemos um evento com público predominantemente masculino para conscientizar que todos têm um papel fundamental no combate a esse tipo de violência. A violência doméstica não é um problema apenas da mulher, mas sim um problema social que necessita ser trabalhado em diversos ambientes. É necessário conscientizar que os homens também são nossos aliados no combate à violência doméstica e familiar.” 

O empresário Marcelo Ferreira sempre vai ao estádio, com a esposa Fernanda e os dois filhos, Romeu e Enrico, assistir aos jogos do Cuiabá. Ele avalia como positiva a campanha com as faixas num estádio de futebol. “Acho importante para conscientizar as pessoas que estão aqui e é interessante porque é um espaço que reúne família, mulheres e crianças. Uma oportunidade boa para se falar sobre o assunto, sim”, afirmou. 

Quem também aprovou a ideia, especialmente sobre a faixa relacionada à adoção foi a médica veterinária Michelle Griggi. “É tão importante o ato de adotar, tem tantas crianças esperando na fila. É uma ótima iniciativa essa divulgação”, comentou ao lado do filho Pedro, de 12 anos. 

Juizado do Torcedor
Presente em jogos e grandes eventos, o Juizado Especial do Torcedor (JET) é o Poder Judiciário representado nos locais para assegurar os direitos e segurança dos participantes. 

A juíza Patrícia Ceni é a coordenadora do JET e ressalta a importância das campanhas de conscientização realizadas pelo Poder Judiciário de Mato Grosso. 

“Futebol é uma paixão nacional e, sendo assim, tudo o que pudermos fazer de campanhas, seja contra a violência doméstica ou a favor da adoção, qualquer campanha que tenha cunho de explicar para a comunidade, para a população, sobre direitos e deveres, é muito bem visto. Primeiro porque os jogos são transmitidos e isso se propaga para outros municípios, para outras pessoas que não puderam estar aqui presentes. E para aqueles que estão presentes no estádio cria o cunho da criança perguntar para o pai o que está acontecendo, qual o motivo das faixas ou da campanha. Então já estamos educando a atual geração e já prevendo o futuro para que esses números diminuam em relação a violência doméstica e que aumentem muito as questões acerca da adoção”, reiterou a juíza. 

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia