A fisioterapeuta Elaine Ellen Ferreira Vasconcelos, de 32 anos, que estava grávida de 8 meses, morreu após tomar um coquetel de vitaminas contraindicado para gestantes e sem receita médica, em uma farmácia do Bairro Tijucal, em Cuiabá. Elaine procurou a unidade com sintomas de gripe, na manhã de terça-feira (04).
O medicamento ministrado por meio de injeção foi o Neo Cebetil, indicado como complemento vitamínico dos complexos B e C. Apesar de não haver “relatos de problemas específicos de acordo com a posologia recomendada”, em casos de gravidez e amamentação, a bula indica que ele "não seja utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista", afirma trecho.
De acordo com a bula, o medicamento não deve ser ministrado em pacientes com intolerância à frutose, hipersensibilidade (alergia) conhecida aos componentes da fórmula; envenenamento com álcool metílico, insuficiência hepática (fígado) aguda e crônica; nos casos de litíase oxálica e úrica (cálculos renais), insuficiência renal, doenças relacionadas à retenção de ferro (hemocromatose, talassemia, anemia sideroblástica e depranocítica), portadores da doença de Parkinson e gravidez.
A mãe e o marido de Elaine acionaram o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), logo após ela tomar o remédio. A gestante já encaminhada para o hospital com parada cardiorrespiratória, mas ela e o bebê já chegaram ao hospital sem vida.
De acordo com a Diretoria Metropolitana de Medicina Legal de Cuiabá, a principal suspeita é que a fisioterapeuta tenha entrado em choque anafilático. "A principal suspeita foi que a paciente entrou em choque anafilático pelo uso de medicações endovenosas que foram utilizadas na farmácia, não havendo outra causa em investigação”.
Nota
O conselho Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) emitiu uma nota a respeito do caso, alegando que a instituição não foi notificada, ou recebeu denúncia a respeito do caso da gestante que veio a óbito, supostamente após administração de um medicamento endovenoso em um estabelecimento farmacêutico em Cuiabá.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real