O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou a criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura (SDTA). A ação foi comunicada em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (4), no Palácio Alencastro, sede da Prefeitura de Cuiabá. A nova pasta surge a partir da fusão da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho com a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico.
A medida busca otimizar recursos públicos, reduzir custos e tornar a gestão mais eficiente, sem ampliar despesas ou criar novos cargos comissionados. A proposta foi encaminhada para apreciação da Câmara Municipal.
“Estamos fazendo fusões de secretarias com objetivo da economicidade, mas também para que essas secretarias elas não percam a eficiência e os bons resultados que elas vêm apresentando”, destacou o prefeito.
A SDTA terá como responsabilidade formular, coordenar e executar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico, o fomento à indústria, comércio e serviços, além da promoção do turismo. Também ficará a cargo da nova secretaria a execução de ações voltadas ao desenvolvimento rural, agricultura familiar, abastecimento, geração de emprego e renda, e capacitação profissional.
“A reestruturação proposta não visa à criação de novas estruturas, mas sim à reorganização inteligente e à otimização das existentes. Os recursos humanos, materiais e financeiros que hoje se encontram dispersos em duas pastas serão realocados e geridos de forma centralizada, sem que haja a necessidade de novas contratações ou de ampliação do custeio”, reforça Abilio.
O titular da pasta será o secretário Fernando Medeiros, que já era responsável pelo Turismo e Desenvolvimento Econômico. Vicente Falcão (secretário de Agricultura e Trabalho) e o adjunto Renildo França seguem reforçando a equipe com a devida autonomia na formulação e execução de projetos.
Essa é a terceira fusão anunciada pelo Executivo. A primeira juntou as pastas do Esporte e Lazer com a Cultura e Educação; outra fusão foi a Mobilidade Urbana com a Segurança Pública. Com essas três junções o município tem previsão economizar em torno de R$ 15 milhões.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real