Segunda-feira, 17 de Junho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Segunda-feira, 17 de Junho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Geral Segunda-feira, 14 de Agosto de 2023, 09:19 - A | A

Segunda-feira, 14 de Agosto de 2023, 09h:19 - A | A

BOAS EXPERIÊNCIAS

Conselheiro Sérgio Ricardo discute com representante da ONU correta destinação de resíduos sólidos

Na oportunidade, o conselheiro descreveu o panorama estadual dos modelos sustentáveis que estão sendo implementados

Da Redação

Na linha de frente das discussões voltadas à correta destinação dos resíduos sólidos em todas as regiões do estado, o conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) Sérgio Ricardo recebeu, em seu gabinete, nesta quinta-feira (10), o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), Carlos Silva Filho, membro do Conselho Consultivo de Resíduos Sólidos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na oportunidade, o conselheiro Sérgio Ricardo, que preside a Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Copmas), descreveu ao representante da ONU o panorama estadual dos modelos sustentáveis que estão sendo implementados, sob a coordenação do Tribunal de Contas em parceria com o Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça, Governo do Estado, os 141 municípios, entre outros parceiros institucionais.

“É uma honra receber o executivo Carlos Silva Filho, primeiro brasileiro a compor um grupo da ONU, com foco nas discussões de uma agenda mundial prioritária para a gestão adequada de resíduos sólidos e economia circular. Este tema é prioridade para nós da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Iremos colocar em prática, num trabalho conjunto a ser desenvolvido, ações que ampliem as políticas públicas voltadas à educação ambiental, bem como a minimização dos desperdícios e a adequada gestão dos resíduos em debates por polos regionais”, pontuou o conselheiro Sérgio Ricardo.

Satisfeito com as ações e projetos que já estão sendo implementados em Mato Grosso, sob a liderança do conselheiro Sérgio Ricardo, o executivo Carlos Silva Filho, que também preside a International Solid Waste Association (ISWA), convidou o representante do TCE para participar, neste ano, do Congresso Mundial dos Resíduos Sólidos, em Omã, no Oriente Médio, como uma preparação para a COP 28 – 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas, a ser promovida de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023 em Dubai (Emirados Árabes Unidos).

“Seria muito interessante apresentarmos ao mundo as boas experiências que estamos vendo em Mato Grosso partindo do Tribunal de Contas, que é um órgão fundamental para assegurarmos a eficiência dos serviços públicos neste importante debate sobre a correta destinação dos resíduos sólidos”, destacou o presidente da Abrelpe.

Também participaram da reunião, representantes do segmento empresarial que já atuam no segmento de infraestrutura para construção de aterros sanitários, a fim de contribuir com informações técnicas operacionais que subsidiarão os estudos da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

* Com assessoria do TCE/MT 

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia