O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (SINDJOR-MT) concluiu nesta segunda-feira (7) o processo eleitoral para a escolha da nova Diretoria Executiva e da Comissão de Ética que conduzirão a entidade no período de 2025 a 2028. A eleição foi realizada de forma totalmente online, por meio da plataforma CSIS, e seguiu todas as normas estabelecidas no Estatuto da entidade.
O processo contou com a participação de 93 jornalistas sindicalizados(as), representando um comparecimento de 51,9% do total de eleitores aptos (179). A Chapa 1 foi eleita com 87 votos, o equivalente a 93,5% dos votos válidos. Votos em branco ou nulos somaram 6 (6,5%).
“A eleição foi conduzida com transparência, segurança e respeito ao direito de voto de cada jornalista sindicalizado(a). Agradecemos a todos e todas que participaram deste processo democrático, reafirmando o compromisso com a organização da categoria”, destacou a Comissão Eleitoral em nota oficial.
Confira os membros da nova diretoria do Sindjor-MT:
Adilson Azevedo da Costa – Jornalista formado pelo Instituto Várzea-grandense de Educação (IVE), com ampla experiência em TV, rádio e assessoria de imprensa. Proprietário dos portais Servidores MT e Adilson Costa. Apresenta o programa “Adilson Costa” em podcast na Rádio Cuiabana FM.
Alexandre Aprá – Jornalista investigativo, membro da Abraji, fundador do portal Isso É Notícia (2013).
Eduardo Cardoso da Silva Guedes – Jornalista multimídia desde 2008, com experiência em rádio, TV, comunicação interna, endomarketing e assessoria de imprensa, atuando em política, agronegócio, logística e indústria. Primeira participação em chapa do Sindjor.
Eliane Ferreira Marques de Almeida – Jornalista e servidora pública de carreira, com experiência em gestão pública e direitos humanos. Iniciou na comunicação no site Página Única e atualmente trabalha na Secretaria de Justiça no Sistema Socioeducativo.
Itamar Perenha – Formado em Administração e pós-graduado pela UFMT, foi diretor de jornalismo em TVs locais e atualmente dirige o Sindjor-MT. Atua também em outras áreas e busca
reeleição com projeto de maior inserção social da entidade.
Konrad Felipe Hencke – Jornalista multimídia com 20 anos em comunicação estratégica, nas áreas política, agronegócio e saúde. Empresário focado na profissionalização da categoria e em
inovação midiática.
Marco Polo de Freitas Pinheiro – Jornalista multimídia desde 2015, atua na cobertura política e é fundador/editor do site GW100news e do Blog do Popó. Primeira participação em chapa do Sindjor.
Robson Alex Campos Costa – Jornalista multimídia com 20 anos de experiência em comunicação estratégica nas áreas política, agronegócio e saúde. Empresário dedicado à profissionalização da categoria e a projetos que unem desenvolvimento regional e inovação midiática, com foco em parcerias para comunicação de impacto mensurável.
Rogério Florentino Pereira – Jornalista e advogado, vice-presidente e diretor de prerrogativas do Sindjor-MT. Atua na defesa das prerrogativas profissionais e coordena assistência jurídica a jornalistas.
Sergio Roberto Reichert – Jornalista natural de Porto Alegre (RS), formado pela UNISC. Reside em Mato Grosso desde 1993. Atua em jornais e rádios locais, proprietário do portal Enfoque Business, e coordena o núcleo Sindjor-MT em Tangará da Serra.
Silvia Marques Calicchio – Pedagoga e jornalista aposentada, com 18 anos na assessoria de comunicação. Integraa gestão atual do Sindjor-MT.
Comissão de Ética
Membros Titulares
Maricelle de Lima Vieira
Andreia Juliana Pintel Coutinho
Luiz Carlos Barnabé de Almeida
Membros Suplentes
Agda Maria Pereira Catulé
Esdras Crepaldi Leitão
Saulo Moraes
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real