Uma jornada sobre propósito, encontros e reencontros, enganações, fantasia e muito humor. Este é o enredo da peça “Peer Gynt”, que será apresentada pelos alunos do 8º ano da Escola Livre Porto Cuiabá entre quinta e domingo (24 a 27 de outubro), com sessões às 19h, no palco do Sesc Arsenal, na Capital.
O texto é uma adaptação de Henrik Johan Ibsen (1828-1906), dramaturgo norueguês considerado um dos criadores do teatro realista moderno e "pai do drama em prosa". Seu personagem principal Peer Gynt seria o “Pedro Malasartes norueguês”, ou seja, um anti-herói astucioso, sarcástico, inesgotável de expedientes e enganações, sem escrúpulos ou remorso, que sai da sua pequena vila em busca de aventuras fantásticas pelo mundo.
Conforme o diretor e coreógrafo teatral da escola, Luciano Oliveira, o jovem se lança em aventuras absurdas, em uma delas, fica apaixonado pela filha do Rei da Montanha; em outra, finge ser profeta para enganar Anitra, uma jovem sedutora e manipuladora. “Peer apronta várias peripécias durante a trama, mas a questão central é pensar: onde essa postura “irreverente” perante a vida irá levá-lo?”.
A aluna Isabela Thaines, que interpreta o personagem de Peer criança, descreve a participação no teatro como uma oportunidade de crescimento pessoal em que conseguiu superar a timidez, o medo e a falta de confiança para estar no palco. “É uma experiência que serve para nos conhecermos e ver o quanto somos capazes de superar as nossas dificuldades, além disso, permitiu que a nossa sala ficasse muito mais unida”.
Entusiasmado com a estreia, Francisco Soares relata que, inicialmente, a turma leu a peça, analisou, para depois fazer o teste para os papéis. “Consegui o personagem que queria: o Troll. Então, os ensaios foram até a reta final. Apesar de cansativo, vale muito a pena fazer teatro, eu consegui melhorar a dicção, a concentração e diminuir a timidez. Por fim, vamos nos apresentar para o público de Cuiabá e será inesquecível”.
Realizado desde 1995, o teatro faz parte do currículo escolar do 8º do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio com o intuito de resgatar obras importantes da literatura universal e nacional. A Escola Livre Porto Cuiabá já apresentou um total de 51 peças à comunidade cuiabana. Além de promover a cultura, o objetivo é permitir experiências importantes aos jovens que estão no 3º setênio (14 aos 21 anos), momento de mudanças físicas e psicológicas, entre elas, a busca por um ideal, que poderá ser levado para a vida adulta a partir de conceitos como justiça, verdade, honra, sonhos e liberdade.
Algumas peças já encenadas pelos alunos da Escola Livre Porto Cuiabá: O Doente Imaginário - Molière (2024); O Santo Milagroso - Lauro César Muniz e Sonho de Uma Noite de Verão - W. Shakespeare (2023); O Caixeiro da Taverna - Martins Pena e Turandot - Giuseppe Adami (2022); Um inimigo do Povo – de Henrik Ibsen (2019); Este Ovo é um Galo - Lauro César Muniz (2018); Estado de Sítio - Albert Camus (2017); A Revolução dos Beatos - Dias Gomes (2016); A Pena e a Lei - Ariano Suassuna; O Truão Panfalão - Nikolai Leskov (2015); A Invasão - Dias Gomes (2014), A Comédia dos Erros, de Shakespeare (2014).
Serviço
Evento: Espetáculo Peer Gynt (adaptação)
Data: 24 a 27/10 (quinta-feira a domingo)
Horário: sessões às 19h
Local: Teatro do Sesc Arsenal, Rua 13 de Junho, nº 1435, Cuiabá
Contato: (65) 3028-6421/ingresso R$ 25
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real