Mais uma vez questionado pela imprensa sobre os banheiros unissex nas escolas e locais públicos, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) firmou poscionamento sobre o tema. “Essa história de banheiro unissex é uma invenção que a extrema-direita e dessa turma bolsonarista doente. É uma questão falsa, não tem nenhum município, nenhum estado, nem o governo federal, implantando projeto de banheiro unissex em escola, em shopping centers, em estabelecimentos comerciais. Isso não existe, é uma invenção, uma notícia falsa espalhada nos grupos de WhatsApp e infelizmente contamina uma parcela da população”, disse ele nesta segunda (06) ao programa Tribuna.
Em setembro deste ano, o governo federal desmentiu a fake news, que versa sobre uma suposta obrigação da adoção de banheiros unissex nas escolas. A notícia falsa começou a circular após a publicação de uma resolução tratando de parâmetros para o acesso e permanência de pessoas travestis, mulheres e homens transexuais, além de pessoas transmasculinas e não binárias, nos sistemas e instituições de ensino.
A resolução é de autoria do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.
O texto diz que as instituições de ensino - em qualquer nível - devem garantir, entre outros pontos, o uso do nome social nos formulários de matrícula, registro de frequência, avaliação e similares nos sistemas de informação utilizados pelas escolas.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real