Aproximadamente 20% do que está prevista nas obras de reforma da Praça Dom Wunibaldo e de algumas ruas centrais de Chapada do Guimarães já foram concluídas, seguindo o cronograma previsto pela governo estadual. O investimento é de R$ 14,5 milhões. Ruas e calçadas no entorno da praça também passam por melhorias. Uma cobertura metálica está sendo construída na Rua Quinco Caldas. Todos esses serviços estão em andamento, mesmo no período chuvoso.
A praça Dom Wunibaldo terá as características preservadas, incluindo o traçado já existente e as árvores. Todo o piso da área será trocado para sanar as irregularidades e garantir acessibilidade a todos os cidadãos.
O Governo também vai investir na revitalização da fonte, que atualmente está desativada. O novo equipamento vai permitir apresentações artísticas, com show de luzes e água. Ainda está incluso no projeto a instalação de um playground lúdico, com blocos e elementos geométricos, além de bancos de concreto e estacionamento para bicicletas.
As ruas no entorno da Praça Dom Wunibaldo também vão passar por melhorias. As ruas Cipriano Curvo, Quinco Caldas e Fernando Correa terão o pavimento refeito, em blocos intertravados, em uma extensão de 566 metros. Também estão sendo realizadas melhorias na drenagem das ruas e a revitalização das calçadas.
As ruas Cipriano Curvo e Fernando Correa serão rebaixadas, para ficar 15 centímetros abaixo do nível da Praça Dom Wunibaldo. Atualmente, as vias estão na mesma altura. A mudança vai impedir que automóveis entrem na praça e melhorar a drenagem das águas pluviais. Serão construídas faixas de pedestres e melhorias na sinalização.
Outra mudança será na Rua Quinco Caldas. O alargamento das calçadas vai garantir mais espaço para os pedestres e para os comércios e restaurantes. Em um trecho de 133 metros, entre o posto de combustível na esquina da Rua Santo Antônio e a esquina com a Rua Cipriano Curvo, será instalada uma cobertura metálica.
A cobertura transparente possibilitará o uso do espaço em dias chuvosos e terá arquitetura baseada na Igreja da Sé de Santana. Também serão instalados guarda-corpos, para proteger o espaço das calçadas. A Rua Quinco Caldas ganhará também iluminação com postes ornamentais.
Preservação e modernização
Toda a reforma no local teve aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e licenças da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Representantes da sociedade também foram ouvidos no município, como a prefeitura, Câmara de Vereadores, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o padre que administra a igreja matriz.
“O Governo do Estado olhou para Chapada e quero agradecer por isso. É um projeto maravilhoso, um belo início de tudo que ainda pode ser feito em nossa cidade. Nós, empresários, estamos muito felizes, pois fomos olhados com carinho. Os projetos da praça e rua coberta têm tudo a ver com Chapada e tenho certeza que não só o turismo vai ganhar muito, mas mais empregos e renda serão gerados. Vai ser muito bom e fico já pensando nos festivais que poderão ser realizados, as crianças e famílias que circularão na praça. Vamos ter cadeirantes e pessoas com dificuldades de caminhar que poderão passear livremente”, afirmou a empresária Gisele Carvalho, dona de uma pousada na cidade.
“O projeto foi muito bem pensado e está excelente. É tudo que Chapada precisava: modernização da praça, acessibilidade e vai trazer para nós bons frutos, principalmente, na questão de preservação da natureza e de poder utilizar o espaço de forma democrática. Vai fomentar toda nossa economia e o turismo, pois essa revitalização da praça está muito bonita, enaltece nosso Santuário de Sant’Ana, que é uma peça central do nosso turismo. Vamos buscar os dirigentes da igreja, para integrar ainda mais com a comunidade e divulgar aos nossos visitantes que ali tem muita história para contar. É a união da modernidade com a tradição que Chapada sempre teve”, comemorou o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Chapada dos Guimarães, Kaique Fonseca.
O projeto é feito em parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), com o objetivo de melhorar a estrutura de um dos principais destinos turísticos do Estado, garantindo uma área de lazer com acessibilidade e atrativos.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real