A Prefeitura de Chapada dos Guimarães, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com o CRAS, Conselho Tutelar e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), realiza neste mês de maio uma série de ações voltadas à conscientização e prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.
Neste ano, a mobilização ganha ainda mais relevância ao se comemorar os 25 anos da Lei Federal nº 9.970/2000, que instituiu oficialmente o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Durante todo o mês, as escolas da rede municipal desenvolvem atividades pedagógicas sobre o tema, utilizando metodologias adequadas para cada faixa etária. Também estão sendo promovidos debates com as famílias, fortalecendo o diálogo e o envolvimento da comunidade escolar na proteção das infâncias.
O secretário municipal de Educação, professor Benedito Lechner, reforça o compromisso da rede de ensino com o tema: “Todas as unidades escolares estão engajadas nessa mobilização. Falar sobre abuso e exploração sexual é necessário para proteger nossas crianças e adolescentes. É papel da escola, junto com a família e com toda a comunidade, garantir um ambiente seguro, de escuta e acolhimento.”
No dia 20 de maio, será realizada uma palestra na Câmara Municipal, direcionada aos alunos do 5º ano, conduzida pela equipe multiprofissional da SME em conjunto com representantes do Conselho Tutelar.
Como parte da campanha, serão instalados cartazes e flores nas cores laranja e amarela no gramado do Santuário de Sant’Ana – símbolos da campanha "Faça Bonito", que remetem aos desenhos da primeira infância e evocam o cuidado, o afeto e a proteção no desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.
Encerrando a programação, no dia 30 de maio, será promovida uma caminhada em alusão à data. A concentração será às 7h30, na Escola Municipal Professora Maria Luiza Araújo Gomes, no bairro Olho D’Água. O trajeto seguirá pela avenida principal até o campo de futebol, onde será realizada uma ação simbólica com a colocação de flores no gramado, reforçando o apelo à sociedade sobre a importância do enfrentamento à violência sexual infantojuvenil.
Para mais informações e acesso ao material da campanha, acesse: www.facabonito.org/18demaio
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real