Aislan Galvão, coordenador da campanha da Coligação Chapada Pra Frente, do candidato à reeleição da prefeitura de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner (União) registrou na última segunda-feira (23), um boletim de ocorrência devido à depredação de placas da campanha nos bairros Nova Chapada, Bela Vista, São Sebastião, Adolfo Korestain e Aldeia Velha.
O BO foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Chapada dos Guimarães após diversos apoiadores relatarem, por meio de vídeos e áudios, que foram surpreendidos com o desaparecimento do material, conhecido como santão, que é fixado no portão das residências. A fixação da propaganda é permitida pela Justiça Eleitoral.
Crime eleitoral
A depredação de propaganda eleitoral é crime sujeito a multa e detenção de até seis meses.
Apesar de o Ministério Público Eleitoral (MPE) realizar diligências e promover a fiscalização do local, o cidadão é o maior fiscalizador, partindo do princípio que a cidade pertence a ele.
Segundo a própria Constituição Brasileira "Para se fazer conhecido, o candidato utiliza a propaganda eleitoral, que é considerada um bem juridicamente tutelado e deve ser respeitado" ou seja trata-se de um direito lícito dos candidatos a garantia de realizar propagandas e a segurança de que não sejam depredadas.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real