Sábado, 18 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sábado, 18 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Agenda Cultural Quinta-feira, 16 de Março de 2023, 09:43 - A | A

Quinta-feira, 16 de Março de 2023, 09h:43 - A | A

ATELIÊ LIVRE

Museu de Arte e de Cultura Popular lança edital para ocupação

O artista selecionado poderá realizar oficinas, cursos, palestras e rodas de conversa dentro do tema que propuser trabalhar

Da Redação com assessoria

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV), informa que as inscrições começam no dia 20 de março e seguem até 09 de abril, já o resultado final está previsto para o dia 18 de maio, e as atividades estão previstas para iniciar no segundo semestre de 2023.

No ano passado (2022) quando o Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT (MACP) lançou edital com o mesmo objetivo, a multiartista e ativista Paty Wolff, foi selecionada para ser arte-educadora por meio da ocupação do Ateliê Livre.

Durante o período em que aconteceu a residência artística, foram realizadas diversas oficinas de cerâmica, desenho e pintura, todas com ampla divulgação.

Este ano, o MACP lança novo edital para artistas que querem aproveitar o espaço para realizar novos feitos, potencializar seus conhecimentos e compartilhar com a comunidade.

Um pouco de história
Professores de pinturas com seus ateliês sempre foram tradição nas sociedades interioranas, cidades menores que não tinham escolas de belas artes. O sonho de ser artista, pintor, etc muitas vezes não tinha como migrar para os grandes centros, e nessa perspectiva, o Ateliê Livre foi criado (inicialmente, na Fundação de Cultura de MT, criado em 1974) para incentivar e prosperar as artes da região.

Pioneiro dessa causa nos anos 70, que intrinsecamente realizou esse processo de ascensão com os jovens periféricos que participavam, o Ateliê foi responsável por formar e revelar artistas de renome, como Dalva de Barros, Benedito Nunes, Adir Sodré, Nilson Pimenta entre outros.

A ocupação
Este ano, o candidato poderá oferecer dois tipos de propostas, com 60 horas, ou 120 horas totais de trabalho, sendo que a remuneração será compatível com a carga horária escolhida. Apenas uma será executada por vez, porém o edital terá a validade de 2 anos e 8 proposições serão classificadas.

Está previsto a contratação apenas por CNPJ ou MEI e o proponente deve ser obrigatoriamente o executor da proposta. As inscrições serão peticionadas no Sistema Eletrônico de Informações - SEI. No edital consta o passo a passo para realizá-la.
Localizado no Centro Cultural da UFMT, próximo à Caixa Econômica Federal, na rua Edgar Vieira, o Ateliê Livre se mantém vivo para que nosso solo seja semeado constantemente, florescendo arte aqui no Mato!

Serviço
Para acessar o edital, acesse https://www.ufmt.br/unidade/procev/pagina/editais/7794
Maiores informações podem ser consultadas no edital ou pelos contatos do MACP: Telefone: 3313-8355 ou 3313-8367; e-mail: [email protected]

Comente esta notícia