Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Geral Sexta-feira, 02 de Maio de 2025, 08:00 - A | A

Sexta-feira, 02 de Maio de 2025, 08h:00 - A | A

NESTE SÁBADO (03)

Saúde mental na maternidade é tema de caminhada no Parque das Águas em Cuiabá

Do Gazeta Digital

A Primeira Caminhada de Mobilização pela Saúde Mental ocorre em Cuiabá no próximo sábado (03) a partir das 16h no Parque das Águas e convida a população a olhar e entender a importância do cuidado psicológico com mães e gestantes. O evento, que já ocorre em diferentes lugares do Brasil, foi idealizado na capital mato-grossense pela psicanalista perinatal Maria José Maciel.

Com início marcado para a tarde, a programação conta com uma palestra da psicanalista antes do início da caminhada. O intuito é dar mais visibilidade ao assunto que, muitas vezes, é ignorado. A maternidade requer uma rede de apoio não somente de familiares e amigos, como também de profissionais. Quando essa rede é ineficiente, a saúde mental dessas mulheres pode correr riscos, conforme explicou Maria Maciel, que é doutora em psicanalise e pós-graduanda em psicologia perinatal.

 

A psicologia perinatal é uma área específica com atendimento especializado para a gestação, parto e pós-parto. Os transtornos mentais, como depressão, requerem atendimento e cuidado diferentes quando relacionados à maternidade. A psicanalista explica que o cuidado deve ocorrer de forma particular com cada indivíduo e que cada gravidez traz suas particularidades.

“Dentro da gestação, existem fases e maneiras diferentes. Existe a gestação planejada e não desejada, a planejada e desejada por um só dos cônjuges. Existe a não planejada e a não desejada. Existe a planejada e desejada. Existe a do adolescente. Para cada tipo de gestação a mãe tem sintomas diferentes”, explicou.

A Primeira Caminhada de Mobilização pela Saúde Mental é organizada por duas psicólogas e 3 psicanalistas. O evento é gratuito e aberto ao público.

“Todos nós precisamos olhar para isso e essa nossa caminhada é justamente para levar o conhecimento da população que não entende o que é a saúde mental dentro da gravidez”, finalizou a psicanalista.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia



contatoalochapada@gmail.com

(65) 99235-9330