Sexta-feira, 21 de Junho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sexta-feira, 21 de Junho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Geral Quinta-feira, 20 de Julho de 2023, 14:04 - A | A

Quinta-feira, 20 de Julho de 2023, 14h:04 - A | A

CONGEMAS

Mais de 400 profissionais da Assistência Social se reúnem em encontro em Cuiabá

O evento iniciou com um debate de Elias Oliveira, Presidente do CONGEMAS e Márcia Lopes, ex Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

O primeiro dia do 23º Encontro Regional CONGEMAS Centro-Oeste, nesta quarta-feira (19), recebeu mais de 400 participantes, entre gestoras/es e profissionais da Assistência Social, dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e também Goiás, além de técnicas/os do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O evento segue até quinta-feira (20), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
O objetivo das/os gestoras/es é debater a reconstrução do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, alinhar e discutir iniciativas e ações que tenham foco na redução das desigualdades sociais e no combate à fome.

O evento iniciou com um debate de Elias Oliveira, Presidente do CONGEMAS e Márcia Lopes, ex Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
De acordo com Elias, o alinhamento entre as/os gestoras/es intensifica o trabalho de reconstrução, consolidação e fortalecimento do SUAS.

O presidente do CONGEMAS ressaltou a importância estratégica de o Governo Federal iniciar a gestão conversando com diferentes instâncias, na perspectiva de conceber um Brasil feito a várias mãos.

“O que estamos fazendo aqui, neste evento, e, em todo o país, é um processo de construir coletivamente, de respeitar as instâncias de controle social e de pactuação, de respeitar municípios e estados. Nosso objetivo é reduzir as diferenças sociais comuns em todo o país. Mesmo no Mato Grosso, que é um estado rico, mas com parte população em situação de insegurança alimentar”, afirmou.

A ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2010-2011), Márcia Lopes, foi convidada especial no encontro. Para Márcia, todos os esforços, entre os Governos Federal, Estadual e os municípios, devem convergir no objetivo de reduzir a pobreza e acabar com a fome.

“O governo federal coordena as políticas, cofinancia, mas ele não pode fazer sem os estados e municípios. Esse pacto federativo foi quebrado. Houve uma ruptura, falta de diálogo, distanciamento, resoluções que foram feitas de cima para baixo. É um diagnóstico arrasador do ponto de vista do aumento da pobreza, das desigualdades e retorno da fome”, pontuou.
Já a presidente do COEGEMAS de Mato Grosso, Jucélia Ferro, destacou a grande participação de gestoras/es e a satisfação em sediar o encontro.

“É muito gratificante Mato Grosso ser sede desta etapa do CONGEMAS, recebendo todos os 141 municípios e os demais estados da região. Temos todos o mesmo objetivo: a reconstrução e defesa do SUAS”, disse.

As presidentes dos COEGEMAS de Goiás e Mato Grosso do Sul, Carol Palhares e Rosane Moccelin, respectivamente, participaram do encontro.

Após a conferência de abertura, as/os inscritas/os puderam participar de oito painéis simultâneos com temas voltados para o fortalecimento do SUAS.

SEGUNDO DIA

Já na quinta-feira (20), serão realizadas oito oficinas simultâneas de capacitação no período da manhã.

No período da tarde será realizada a Conferência de Encerramento, com o tema “Pacto Federativo e Agenda para a reconstrução do SUAS”, com a fala de André Quintão, Secretário Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia