09 de Maio de 2025
Sexta-feira, 09 de Maio de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sexta-feira, 09 de Maio de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Variedades Sexta-feira, 09 de Maio de 2025, 09:31 - A | A

Sexta-feira, 09 de Maio de 2025, 09h:31 - A | A

NA CAPITAL

Amigas criam escola de escrita e promovem oficinas para novos escritores

Iniciativa aposta na democratização da literatura e realiza nova oficina no dia 17 de maio com o poeta Caio Ribeiro

Do Entretê

A amizade entre as escritoras Larissa Campos e Marília Bonna resultou num projeto que tem promovido oficinas de escrita literária na capital mato-grossense. Fundadoras da “Do texto – Escola de Escrita”, elas fazem do amor pela literatura a principal motivação para levar adiante o sonho de ver Cuiabá mais inserida no cenário literário nacional.

Depois de realizar duas atividades entre dezembro de 2024 e março de 2025, a “Do texto” apresenta a oficina “Fábrica do Poema”, que será conduzida pelo escritor Caio Ribeiro e ocorrerá no dia 17 de maio (sábado), das 9h às 12h, num espaço de coworking localizado no Centro da capital.

Segundo o facilitador, a oficina foi criada para quebrar o mito do "poeta inacessível", a ideia de que a poesia é uma arte reservada apenas àqueles com uma sensibilidade divina. “O objetivo é demonstrar como o poema pode ser simples, prático e acessível, como se fosse um objeto que se encaixa em qualquer mão”, explica Caio.

Larissa Campos defende a popularização da literatura que, por muito tempo, esteve associada a uma concepção elitista, tanto na produção quando no consumo. “Ainda convivemos com numa dinâmica complicada, na qual ler e escrever são práticas ainda vinculadas a uma ideia de intelectualidade. Por isso, existe distanciamento e tanta gente não se considera capaz de produzir literatura”, afirma a autora.

Diante disso, a proposta da “Do texto” é desenvolver atividades que levem os participantes a trabalharem a criatividade voltada às práticas de escrita e, ao mesmo tempo, se reconhecerem como escritores em potencial. Além das oficinas, a escola tem realizado encontros de escrita, reuniões rápidas para quem deseja se juntar a outras pessoas e criar coletivamente, a partir de um tema ou exercício disparador.

Larissa Campos é jornalista e escritora, autora dos livros de contos “A casa do posto” e “Tempos íntimos”. Marília Bonna é cronista, livreira no Sebo e Antiquário Rua Antiga, que fica em Chapada dos Guimarães.

Para saber mais a respeito da iniciativa, acesse a página no Instagram: @dotexto.

Serviço
Oficina “Fábrica do Poema”, com Caio Ribeiro
Data: 17/05/2025
Horário: 9h às 12h
Local: Top Coworking, Rua Comandante Costa, 1.649 A, Centro Sul, Cuiabá-MT
Obs.: é fornecido certificado de participação.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia