O Instituto Nacional de Meteorologia(INMET) prevê uma semana marcada por tempo firme, ar seco e calor intenso em algumas regiões do Estado, com manhãs frias e tardes quentes. O Instituto emitiu um alerta laranja e um alerta amarelo para baixa umidade, variando entre 20% e 12%. As condições de baixa umidade exigem cuidados especiais com a saúde e atenção à prevenção de incêndios florestais.
Na capital, a semana começa com a mínima de 14°C e máxima de 28°C, nesta segunda-feira (11). Mas a temperatura pode subir já na quarta-feira (13), podendo chegar aos 33º C. A umidade relativa do ar deve atingir entre 20% e 12% durante as tardes.
Em Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), a previsão indica mínima de 12°C e máximas de até 37°C, com sol predominante e névoa seca ao longo do dia. A cidade vizinha também está sob os mesmos alerta de baixa umidade.
O calor mais intenso da semana deve atingir a cidade de Sinop (500 km ao norte da capital), onde as máximas ficam entre 35 °C e 38°C e mínimas de 17°C e 20°C, com sensação térmica ainda maior. A umidade do ar fica em torno de 20%.
Em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), a sensação térmica será grande. As manhãs começam com temperaturas em torno de 10°C e as tardes podem registrar 37°C. A cidade também está incluída na lista de alerta laranja.
Já em Cáceres (225 km ao oeste da capital), também sob alerta laranja, a semana começa com mínimas entre 11°C e 13°C e máximas que chegam a 36°C. A umidade relativa do ar pode chegar abaixo de 12%.
O INMET recomenda manter-se hidratado ao longo do dia. Evitar exercícios físicos intensos e exposição ao sol entre 12h e 15h. Usar hidratante para pele e umidificar ambientes internos. Além
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real