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BR-163: DUPLICAÇÃO APROVADA

Levantamos a bandeira para salvar vidas e alcançamos o sucesso”, diz Diego

O Governo Federal e a concessionária Via Brasil remodelaram o contrato e estimam um investimento de R$ 10 bilhões destinado à obra

Da assessoria
Da Redação

O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) afirmou na, quarta-feira (13), que “alcançou o sucesso” ao defender a duplicação da rodovia BR-163 a fim de diminuir os acidentes fatais entre Sinop e Guarantã do Norte.

Diego fez essa declaração após o Ministério dos Transportes, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária Via Brasil oficializarem, durante a madrugada, uma remodelação contratual que determina a duplicação do trecho – cuja extensão é de 245 quilômetros.

Firmado no Tribunal de Contas da União (TCU), o acordo prevê um investimento equivalente a R$ 10 bilhões na duplicação e R$ 5 bilhões nos custos operacionais. Além disso, a Via Brasil adquiriu mais 15 anos de gerência sobre a via.

“Levantamos essa bandeira para salvar vidas e alcançamos o sucesso. Chega de mortes na BR-163, não suportamos mais isso. Essa é uma das rodovias sob concessão que mais tem mortes e a maioria é oriunda de colisões frontais que, infelizmente, ceifaram muitas vidas e trouxeram insegurança para todos que trafegavam”, avaliou.

“A modificação do contrato da Via Brasil foi aprovada. Eles [líderes da concessionária] terão que investir mais de R$ 10 bilhões para duplicar mais de 240 quilômetros de asfalto sobre o qual a duplicação não estava prevista. Estou com o coração explodindo de felicidade”, acrescentou.

Desde o início do mandato como deputado, Diego reuniu-se com líderes dos Três Poderes e da iniciativa privada para fomentar o projeto e tirar a fama de “rodovia da morte” sobre a BR-163.

Agora, a Corte do TCU analisará o contrato em plenário e emitirá uma decisão sobre sua viabilidade.

“Não para aqui. Essa [análise do TCU] é a parte burocrática da aprovação, que envolve a modificação do contrato. Os investimentos vão acontecer e quero ver a duplicação pronta. Acompanharei de perto para que, se possível, a obra comece neste ano ou no início de 2026. A rodovia, além de duplicada, vai melhorar a logística do Estado”, disse.

“Quero agradecer ao apoio que tivemos dos prefeitos da região [norte de MT], vereadores e do vice-governador, Otaviano Pivetta [Republicanos]. Todos vocês tiveram comigo desde o início do mandato, quando levantamos essa bandeira”, completou.

*TCU: “temos que dar rapidez à duplicação”*

O presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Vital do Rêgo, sinalizou interesse na duplicação da BR-163 ao considerar, em julho deste ano, que o projeto deve ser acelerado.

Vital, inclusive, negou que o TCU possa apresentar excessiva burocratização ao analisar a proposta.

“Quem conhece os problemas da rodovia é quem a usa e foi vítima por força da sua não duplicação. Temos que dar rapidez à duplicação. O TCU não vai se furtar dessa obrigação constitucional”, garantiu.

“Aqui não temos burocracia, porque temos prazos. Temos força técnica suficiente. O processo é burocratizado antes de chegar, mas aqui ele é destravado e nosso trabalho terá uma clara rapidez”, pontuou.

Além disso, o ministro observou que a participação de representantes populares, como a do deputado Diego Guimarães, é importante para promover a duplicação e “salvar vidas”.

“Temos como estratégia deixar o TCU cada vez mais próximo do cidadão. A cidadania é exercida pelos representantes do povo e queremos dar, cada vez mais, amplitude para a participação popular. Queremos trazer [para perto] os cidadãos que sofrem na rodovia, porque o principal objetivo é salvar vidas”, concluiu.

 

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