18 de Agosto de 2025
Segunda-feira, 18 de Agosto de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Segunda-feira, 18 de Agosto de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Fechou na Neblina Segunda-feira, 18 de Agosto de 2025, 06:46 - A | A

Segunda-feira, 18 de Agosto de 2025, 06h:46 - A | A

ADULTIZAÇÃO

Júlio pede regulamentação e punição de plataformas que lucram com sexualização de menores

Deputado atribuiu responsabilidade, também, às famílias e afirmou que o problema exige ação federal

Do Leia Agora

O deputado estadual Júlio Campos (União) defendeu a regulamentação das redes sociais após vir à tona um suposto esquema sistemático de sexualização e “adultização” de crianças e adolescentes na internet, polêmica exposta pelo youtuber Felca na última semana. Para o parlamentar, as plataformas responsáveis pela veiculação desses conteúdos precisam ser punidas por permitir que materiais dessa natureza circulem livremente.

“Sim, com certeza [esse é um passo para a regulamentação da mídia]. Está um abuso muito grande e não pode ficar do jeito que está. [...] Eu acho que essas plataformas têm que ser punidas, elas estão corrompendo o mundo, lamentavelmente”, declarou Júlio nesta quarta-feira (13).

O deputado enfatizou a gravidade da exposição irresponsável de menores nas redes e atribuiu aos pais parte da responsabilidade por “não cuidar bem dos filhos”.

“É um assunto muito grave que todo o Brasil tem que discutir, temos que tomar posição. Porque realmente hoje há uma vulgarização muito grande através da internet [...] inclusive os pais que são preguiçosos, que, lamentavelmente, na maioria das vezes não querem ter trabalho, conversar com o filho, organizar, cuidar bem, e entregam o celular ou o computador na mão da criança para ela fazer o que quiser”, afirmou.

Nesse sentido, Júlio defendeu, além da regulamentação, a criação de um projeto de conscientização das famílias sobre o tema. “Acho que está na hora de haver não só uma educação e uma regulação no Congresso Nacional e nos estados, mas também de promover a conscientização dos pais, dos avós e de todos os cuidadores”, comentou.

Segundo o parlamentar, o assunto foi levantado durante a última reunião da Comissão de Segurança Pública pelo deputado estadual Elizeu Nascimento (União). Ele ressaltou, no entanto, que os estados brasileiros têm pouca autonomia para adotar medidas que inibam conteúdos criminosos nas redes e que uma solução efetiva precisaria partir do Congresso Nacional.

A denúncia feita por Felipe Bressanim Pereira, mais conhecido como Felca, foi um dos assuntos mais comentados da última semana e gerou ampla repercussão na mídia nacional. A indignação coletiva motivou a apresentação de 32 projetos de lei na Câmara dos Deputados com o objetivo de combater a exposição indevida de crianças e adolescentes. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse em suas redes sociais que os projetos terão prioridade na pauta de votações.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia