Terça-feira, 23 de Julho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Terça-feira, 23 de Julho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Fechou na Neblina Quarta-feira, 09 de Agosto de 2023, 17:30 - A | A

Quarta-feira, 09 de Agosto de 2023, 17h:30 - A | A

SENADORES DE MT REAGEM

Conama ameaça suspender leis sobre o Pantanal

DA REDAÇÃO

Com base em uma nota técnica do Ministério do Meio Ambiente, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) deverá publicar resolução que tornará sem efeito grande parte da legislação ambiental dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso sobre o bioma. A medida causou reação imediata dos senadores dos dois estados, que alinharam ações conjuntas para evitar a sua aprovação.

A minuta a ser apreciada pelo Conama afirma que a supressão da vegetação nativa do Pantanal ou o uso alternativo do solo do bioma deverão considerar estudos científicos conclusivos e aponta a inexistência ou a não utilização de estudos atuais e consistentes realizados por instituição oficial de pesquisa de renome nacional.

“Trata-se de medida preocupante, especialmente para o equilíbrio do pacto federativo” – frisou o senador mato-grossense, ao final do encontro, da qual participaram as senadoras Tereza Cristina (PL-MS) e Margareth Buzetti (PSD-MT), Jayme Campos (União-MT) e Mauro Carvalho (União-MT).

Representantes das duas bancadas fizeram questão de deixar claro que são contra o desmatamento ilegal e demais crimes ambientais, mas consideraram que não será da maneira proposta na nota técnica que serão solucionados os problemas relacionados ao bioma.

No encontro, senadoras e senadores concordaram que devem seguir vigilantes e dispostos a evitar qualquer usurpação de poder, inclusive propondo a presença de autoridades governamentais no Senado Federal para cobrar explicações sobre a matéria.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia