31 de Julho de 2025
Quinta-feira, 31 de Julho de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Quinta-feira, 31 de Julho de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Quarta-feira, 30 de Julho de 2025, 08:00 - A | A

Quarta-feira, 30 de Julho de 2025, 08h:00 - A | A

ASSISTA AQUI

Strauss agita o público com rock autoral e rasqueado no 38º Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães

Helena Werneck
Da Redação

A praça principal de Chapada dos Guimarães vibrou ao som enérgico da banda Strauss, que mais uma vez marcou presença no Festival de Inverno da cidade, agora em sua 38ª edição. A apresentação aconteceu no palco principal neste domingo (27) e levou o público ao delírio com o tradicional “rock com rasqueado”, estilo criado pela banda que mistura o peso do rock com o ritmo típico mato-grossense.

Presente no festival desde 1992, a Strauss já se consolidou como um dos nomes confirmados do evento. Com mais de três décadas de estrada, a banda se orgulha de manter seu repertório autoral, como explicou o guitarrista Ricardo Sardinha:

"Esse festival é para nós é uma honra, desde 92, mais de 30 anos que se apresentamos comumente aqui, às vezes a gente se apresenta com bandas de rock, às vezes bandas que não são tão de rock, mas a Strauss sempre está aqui, e mais importante trazendo nossas músicas autorais. É diferente de cover e músicas dos outros artistas, fazemos questão mesmo tocando para um público grande de mostrar nossas composições, é uma excelente oportunidade para nós."

A mistura de estilos, que no início gerou desconfiança, hoje é marca registrada da banda e reconhecida como pioneira no cenário regional.

"Todo mundo torcia o nariz quando dissemos que iríamos misturar rock com rasqueado, mas a gente estava numa vibe de todas as bandas do Brasil de trazer um estilo de música local e misturar com rock. O Chico Science fazia com maracatu, o Raimundos fazia com forró, o Skank com ritmos mineiros, então a gente tinha essa coisa do ritmo original daqui, que era o nosso único caminho. A gente criou o que se chama hoje de rock com rasqueado", contou ainda Sardinha, relembrando o lançamento do primeiro CD em 1995.

Para os músicos da Strauss, estar no Festival de Inverno é mais do que uma apresentação: é um reencontro com o público fiel e uma celebração da trajetória da banda. Thiago Rocha, o vocalista da banda, reforçou esse sentimento ao afirmar:

"É sempre bom estar de volta no Festival de Inverno, a gente sente o feedback da galera, que vêm disposta a ouvir o que a gente produz. Um evento muito popular que traz todo mundo pra cá. Vida longa ao Festival de Inverno!", comemorou

Noni, guitarrista, que dentre idas e vindas, com 25 anos de banda, destacou o espírito leve e prazeroso dos shows:

"Se eu pudesse resumir uma palavra para o show da banda seria diversão, os shows são sempre divertidos, é sempre muito gostoso, nós gostamos de tocar. A receptividade do público foi muito legal, entenderam nossa proposta."

O baixista Marcos Sereia ressaltou a conexão que a Strauss desenvolveu com o público ao longo dos anos:

"Assim como a nossa evolução de vida, a gente percebe a nossa evolução do público que acompanha a gente. Num dia como esse que a gente começa a divulgar as coisas, a gente consegue perceber o carinho das pessoas que acompanham a gente há tanto tempo. Além do próprio Festival, a gente aproveita muito as festas paralelas que acontecem pelo município em razão do festival e isso tem sido muito bacana ao longo dos anos."

Já o baterista e professor conhecido como Tubarão, emocionado, comentou sobre o orgulho de fazer parte da história da banda: "Quero agradecer e sou honrada de fazer parte da Strauss que toca músicas autorais. Sobre meus alunos, sempre mostro o rasqueado com rock nas aulas e eles adoram, mostrar um pouquinho do nosso trabalho."

Com sua sonoridade única e autenticidade, a Strauss mostrou mais uma vez por que é presença indispensável no Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, emocionando gerações e mantendo viva a identidade cultural mato-grossense.

ASSISTA AQUI:

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia