A Igreja Nossa Senhora de Santana, Santuário de Sant ́Ana, em Chapada dos Guimarães, foi a primeira igreja a ser tombada como patrimônio histórico em Mato Grosso, em 1957. O que pouca gente sabe é que por trás das paredes do salão principal, existe um conjunto de obras que está ao alcance dos olhos dos devotos e visitantes no Museu de Arte Sacra do Santuário de Sant’Ana.
O museu funciona de quinta-feira à domingo e também nos feriados, das 7h30 até às 11h30 e das 13h30 até às 17h30. É cobrada uma pequena taxa para entrada.
Segundo o antropólogo, Elias Januário, que fez a curadoria, o museu possui um acervo de mais de 250 itens de arte sacra e etnográfica, que abrange os séculos XVIII, XIX, XX e XXI. As peças têm origens diversas, a maior parte sabe-se que veio de Portugal, porém algumas têm histórias curiosas.
Muitas das imagens de santos e santas, como as de Nossa Senhora, foram entregues por pessoas que deixam de ser católicas, ou se convertem a outras religiões. Algumas peças foram deixadas em sacolas na porta da igreja.
O espaço concentra artes sacras produzidas em madeira e metal, que foram utilizadas pelos padres jesuítas para evangelizar. Há ainda um extenso registro fotográfico. Uma das peças expostas é uma prensa secular, feita em ferro, utilizada para a fabricação de hóstias.
Padre Diego Ferreira Bento, responsável pela paróquia, disse que a existência do museu é desconhecida por parte da população local. “Tem muitos chapadenses que não sabem do museu, deste acervo, então é muito importante fazer a divulgação para que a visitação aumente e as pessoas conheçam essa parte da história”, disse o padre ao Alô Chapada.
Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a igreja é considerada a última remanescente do período barroco no estado do Mato Grosso e conserva, até nossos dias, seu aspecto original de 1779, embora sem as duas torres de origem.
A construção é de taipa de pilão e telhado em telha de barro canal e é relativamente grande, pois além da nave e capela mor, existem salas laterais e salas atrás do altar mor. Ela guarda em seu interior um acervo em ornamentos e baixos relevos dourados, altares em madeira e imagens sacras.
Fotos Luís Minhoca - Alô Chapada
Para melhor visualizar via celular, acesse a galeria clicando aqui
Clique na imagem para ampliar
Galeria: Igreja Matriz Santuário De Sant'Ana
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real
Amelia Alves 20/02/2023
Lugar simbólico, registrando um tempo, uma historia, sempre merece uma visita e, como todo museu, como toda arte, exige silêncios reflexivos. Neste caso, sobre a formação econômica, social e cultural de Chapada. Está tudo ali. Bravo! Para o Santuário de Santana, no cuidadoso trabalho de preservação. Temos quase 300 anos de história e parte dela tbm está exposta na Casa da Memória." Aguardamos a reabertura.
1 comentários