A escritora, doutora em História, Amélia Alves, acaba de lançar o seu último livro em Coimbra, Portugal. Leis Abolicionistas: Dos tratados pela abolição do tráfico de africanos à Lei Áurea – Fundamentos do racismo no Brasil, uma publicação da Editora Entrelinhas.
Após o lançamento da obra em Chapada dos Guimarães, a autora seguiu para Portugal, onde cumpre agenda de lançamentos e seminários neste mês de março no Porto, Guimarães e em Coimbra, onde o livro foi lançado.
Nesta mesma agenda Amélia Alves apresentará a exposição fotográfica: “Territórios e Memórias Quilombolas: Os Guardiães Históricos”, projeto do IESC - Instituto de Estudos Socioculturais que dirige, com fotografias de Fausto Roim.
“Entendendo a sala de aula como espaço privilegiado e transdisciplinar ao ensino da nossa história e à reflexão, ao questionamento, ao pensamento crítico sobre a estruturação do Estado brasileiro fomentando e fortalecendo mentalidades racistas”, pontua a doutora, que é moradora de Chapada dos Guimarães e diretora do IESC.
Amélia Alves detalha ainda que não haveria histórias de famílias herdeiras, renomadas pelas fortunas construídas ao longo dos séculos 18 e, notadamente, no século 19 no Brasil, sem os corpos negros, escravizados.
“Não haveria classe privilegiada, sem as centenas de milhares de homens, mulheres e crianças africanas das mais diversas etnias e culturas em África, trazidos pela força, pela violência e desumanização sistêmica, durante quase quatrocentos anos, simples assim”.
Durante a exposição, exibirá o vídeo “Avós do Brasil” do grupo artístico Elementares do Quilombo, da Comunidade Lagoinha de Baixo. A obra teve concepção e direção de Oz Ferreira, criação e interpretação de Tatiana Reis, Gonçalina Reis, Fabiana Cruz, Micheli Cruz, Grazielly Costa e Oz Ferreira. O projeto tem apoio do deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que destinou emenda parlamentar.
Esta obra pode ser apreciada no canal do Youtube:
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real
alicia da cruz silva 21/09/2023
Lindo o historia Meu nome e alicia e tive a prazer de ver a escritora pessoalmente
1 comentários