Domingo, 19 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Domingo, 19 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Terça-feira, 07 de Maio de 2024, 15:59 - A | A

Terça-feira, 07 de Maio de 2024, 15h:59 - A | A

VEJA VÍDEO

Ibama e ICMBIO garantem resposta sobre obras no Portão do Inferno em 30 dias

Da Redação

Os presidentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) garantiram um prazo máximo de até de 30 dias para as instituições se manifestarem sobre o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) para obras de retaludamento das escarpas do Portão do Inferno e mudança no traçado na MT-251, a rodovia Emanuel Pinheiro, mais conhecida como estrada para Chapada dos Guimarães.

O prazo máximo foi dado na manhã desta terça-feira (7), em reunião com uma comitiva formada pelo governo do Estado, bancada federal de Mato Grosso e Prefeitura de Chapada dos Guimarães. Contudo, não foi dada nenhuma garantia da aprovação das obra pelos órgãos ambientais.

Conforme do Alô Chapada já noticiou, no final do mês de março o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), convocou a imprensa para apresentação do projeto de corte do paredão e assinatura da ordem de serviço com a Lotufo Engenharia e Construções LTDA, empresa que fará o recorte dos paredões e o novo traçado da MT-251. 

A assessoria de imprensa do senador Jayme Campos (União), chegou a divulgar matérial para a imprensa garantindo o inicío das obras no prazo de 30 dias, o Alô Chapada chegou a publicar a informação, mas rapidamente fez a correção, após vídeo do presidente do ICMBio ser enviado a redação . 

VEJA VÍDEO

Nesta terça, membros da bancada federal de Mato Grosso se reuniram com os chefes do Ibama e ICMBIO para “pressionar” a liberação da obra. Os parlamentares foram taxativos ao destacar que a via precisou ser parcialmente interditada, gerando prejuízos à cidade de Chapada.

Reprodução

Reuniao Brasilia

 

 

“Queremos nesse prazo garantir que seja dada a manifestação, não posso adiantar qual é, porque depende da análise. Mas vamos estar trabalhando juntos para dar uma solução o quanto antes”, disse Mauro Oliveira Pires, presidente do ICMBio,em vídeo divulgado pela assessoria do senador Jayme Campos (União).

“Quero aproveitar para dizer que o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães é extremamente estratégico para todo sistema nacional. Sabemos, inclusive, que o turismo dentro do Parque vem sendo afetados pelos desmoronamentos. E o ICMBio quer ser parte da solução”, completou Mauro, falando também em nome de Rodrigo Antônio de Agostinho Mendonça, presidente do Ibama.

Apesar da postura de isenção do presidente do ICMBio, a comitiva considerou a reunião um sucesso e garantiu que a obra será aprovada. “Esta é a terceira vez que estamos vindo aqui para buscar uma solução para a rodovia. É inadmissível o que está acontecendo com a cidade de Chapada dos Guimarães, uma verdadeira calamidade”, disse Jayme Campos.

 *Com assessoria 

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia