A importância dos povos tradicionais na formação da atual população de Chapada dos Guimarães e do Brasil, de uma forma geral, é o tema de um evento multiartístico, que acontece no próximo dia 22, na quadra de esportes, na Aldeia Velha, em Chapada dos Guimarães Será um dia de exposições, gastronomia e debates, com shows no período noturno gratuitos, incluindo a cantora Pacha Ana entoando músicas de rituais africanos.
O evento conta com uma programação com muita diversidade cultural. O projeto denominado “Dia dos Povos da Aldeia Velha” marca também a retomada das ações culturais da Organização Comunitária da Aldeia (OCA) e do seu ponto de cultura “Chapada, Aldeia Comunidade”.
A ideia do evento nasceu a partir da tese “Imagens e Memórias da Aldeia Velha – o paraíso imaginário de Chapada dos Guimarães”, de autoria do cineasta professor e doutor Luiz Carlos de Oliveira Borges, para o programa de pós graduação Sociedade, Desenvolvimento e Cooperação Internacional, da Universidade de Brasília.
Borges, morador da Aldeia Velha há 40 anos, detectou em sua tese as presenças das identidades dos povos originários e tradicionais na história e no desenvolvimento do município de Chapada dos Guimarães.
“Promover a reinserção dessas identidades alarga a consciência necessária para o exercício da cidade e também possibilita a construção de políticas públicas que promovam o desenvolvimento para os povos originários e tradicionais, a proteção ao património cultura e ambiental de Chapada doso Guimarães, combatendo o racismo e preconceito estrutural que infelizmente ainda persiste nossa sociedade. Tais iniciativas transformam a vida das pessoas e torna o local com mais esperança por paz e prosperidade.”, explica Luiz Borges.
Desta forma, o Dia dos Povos da Aldeia Velha, a ser realizado no dia 22 de abril do corrente ano, reúne um conjunto de ações sócio educativas que promove a discussão e reinserção das identidades dos povos tradicionais no processo cultural e desenvolvimento contemporâneo da população de Chapada.
PROGRAMAÇÃO
O início das atividades será com um café da manhã comunitário com distribuição de mudas para plantio no entorno da quadra de esportes. Durante o período matutino haverá uma manhã de lazer para crianças, sob a coordenação da atriz e diretora Fernanda Marimon, responsável pela contação de história indígenas e quilombolas.
O evento trará também aula de Arqueria organizada pela Chapada Aventura. Ainda pela manhã haverá oficina de Cestaria de Buriti pela prof. Vavá Xavante. Quem se interessar pode ainda participar da aula de Pintura Corporal, ministrada pelas professoras Jô Pareci e Lucila Ticuna. A Dança Espaço, com o bailarino Fernando Pael irá fazer uma apresentação dentro da programação do evento.
A tarde haverá palestra e roda de conversa com o tema “ Identidades e Desenvolvimento em Chapada dos Guimarães”, sobre as presenças das identidades dos povos originários e tradicionais na história e no desenvolvimento do munícipio. A palestra é coordenada por Luiz Borges, que apresenta a devolução de conhecimento de parte de sua pesquisa de doutorado à comunidade pesquisada.
Enquanto as atividades são desenvolvidas, na mesma quadra de esportes, o público pode prestigiar a feira gastronômica e artesanato, em destaque para os artefatos indígenas.
No final da tarde será realizada a 1ª Corrida de Tora de Buriti com premiação para os vencedores. As premiações são um oferecimento do empresariado local.
O Instituto Saber, por exemplo, oferece uma bolsa de 50% no valor da mensalidade para graduação em Pedagogia ou Enfermagem, no Polo Chapada dos Guimarães.
No período da noite, haverá uma Mostra de Cinema com curtas metragens sobre essa temática indenitária e os impactos dos projetos de desenvolvimento nos territórios e na cultura dos povos originários.
A programação noturna está recheada de muita diversidade sonora. O evento conta com show do músico Glauco Kabbalh. Outro destaque é o show da cantora Pacha Ana entoando músicas de rituais africanos. Fechando a noite haverá o Momento Rasqueado e Lambadão com apresentação de uma banda Swing Novo.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real