Técnicas ancestrais, sustentabilidade, conexão com a natureza e muita prática: Chapada dos Guimarães recebe neste mês de maio dois Curso de Bioconstrução, com Ricardo Scalco (Bioconstrução Guaraciaba-SC), uma das referências nacionais no assunto.
Os cursos serão realizados na Mata da Badaya, chácara localizada na zona rural do município, e estão com inscrições abertas. Os encontros serão divididos por temas:
De 23 a 25 de maio, acontece o módulo Introdução à Bioconstrução, com aplicação prática de diversas técnicas construtivas como: pau a pique, adobe, COB, taipa de pilão e hiperadobe.
Já nos dias 31 de maio e 1º de junho, será a vez do módulo Bioconstrução – Acabamentos, voltado à aplicação de rebocos naturais (grosso, fino e de cal), além de calfítice, geotinta e ecotinta.
Os cursos são voltados para todas as pessoas interessadas na temática, mesmo sem experiência anterior. A proposta é colocar a mão na massa, aprendendo na prática como os materiais naturais podem ser transformados em construções funcionais, sustentáveis e cheias de beleza.
“Esses conhecimentos servem tanto para quem quer construir sua própria casa de forma mais autônoma, acessível e ecológica, quanto para profissionais das áreas da arquitetura, design, artes ou construção civil que desejam expandir suas técnicas. A bioconstrução também tem sido muito usada no design de interiores e agrega conceitos de sustentabilidade, autonomia e criatividade”, explica Pedro Tomazelli, realizador do curso e proprietário da Mata da Badaya.
Entre os principais benefícios da bioconstrução estão a redução de impacto ambiental, custos bem mais baixos que construções convencionais, o conforto térmico das edificações, o uso de materiais disponíveis no próprio local e a valorização de técnicas tradicionais em harmonia com o meio ambiente.
Serviço
Cursos de Bioconstrução com Ricardo Scalco
Introdução à Bioconstrução: 23 a 25 de maio
Bioconstrução – Acabamentos: 31 de maio e 1º de junho
Local: Mata da Badaya – Chapada dos Guimarães (MT)
Inscrições e informações:
www.matadabadaya.com.br/vivencias
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real