23 de Agosto de 2025
Sábado, 23 de Agosto de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sábado, 23 de Agosto de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Sexta-feira, 22 de Agosto de 2025, 18:30 - A | A

Sexta-feira, 22 de Agosto de 2025, 18h:30 - A | A

LUTO

Espetáculo de dança estreia em Cuiabá com entrada gratuita e acessibilidade

Da assessoria
Da Redação

Nos dias 30 e 31 de agosto de 2025, às 19h30, a Sala Anderson Flores – Cine Teatro Cuiabá recebe a estreia de LUTO, espetáculo de dança contemporânea criado e interpretado por Najmah Ah Nureen e Oz Ferreira. A produção é realizada pela Najmah Dance Company e pela Roça de Sal – Viveiro Cultural, com financiamento do Edital Expressões I – Lei Paulo Gustavo / SECEL MT. A entrada é gratuita, com sessões acessíveis em Libras e Audiodescrição Sussurrada.
Inspirado no poema homônimo de Rumi (1207–1273) e em textos da tradição sufi, LUTO nasce do encontro entre cosmologias antigas e urgências contemporâneas. A obra dialoga com o território e a história de vida das intérpretes-criadoras, atravessada pela cosmovisão boe-bororo, pelo cerrado em chamas, pelo deserto de soja que cerca Chapada dos Guimarães e pela luta constante pela permanência da dança em um lugar sem espaços estruturados para ensaio ou apresentação. Nesse cenário, o palco se abre como arena de resistência, onde ausência e presença, finitude e reinvenção se transformam em dança.
A dramaturgia integra dança contemporânea, projeções e a trilha sonora original de Caju Paschoalick, que inclui trechos executados ao vivo. O trabalho reúne ainda a potência criativa de uma equipe que assina os elementos visuais e sensoriais da obra: Priscila Freitas (iluminação), Manoel Vieira (cenografia), Íris Rubira (figurinos), Jú Queiroz (fotografia-provocação) e Elizete Ropck (costura). O resultado é um corpo-cena expandido, tecido em colaboração, que transforma o espaço teatral em um território de travessia.
Da pesquisa ao palco
LUTO é a consolidação de uma investigação que se iniciou em 2021, durante a pandemia de Covid-19, quando as artistas vivenciavam perdas pessoais e coletivas diante do caos e das milhares de mortes que marcaram o Brasil. Nesse contexto, o projeto foi contemplado pelo edital emergencial Movimentar da SECEL MT, resultando no vídeo-dança Poema dos Átomos – Experimento Sinestésico N°1.
O percurso seguiu em 2022 com o Experimento no2, apresentado no Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães. Em maio de 2025, já como parte da criação de LUTO, foi realizado o Laboratório Sensorial – Poema dos Átomos: Experimento no3, no qual as artistas compartilharam seus processos criativos em oficinas gratuitas de dança voltadas a pessoas com deficiência, estudantes e professores da rede pública. Agora, toda essa trajetória se consolida no espetáculo LUTO, que leva ao palco quatro anos de investigações poéticas, visuais e corporais.
Sinopse curta
LUTO — A obra coreografa o luto como um rito de passagem entre mundos, uma luta delicada que pulsa nos ossos silenciosos do nosso cerrado. Dois corpos femininos mergulham no tempo-caverna — enraizados em águas antigas, transmutando ausências e silêncios. Em gestos ancestrais e pulsantes, a obra transforma o fim em travessia. Ao som de composições originais que ressoam o invisível, aquilo que parecia terminar se espalha no ar como poeira dançante — girando, como átomos apaixonados em torno do sol.

SERVIÇO
LUTO – espetáculo de dança
Produção: Najmah Dance Company e Roça de Sal – Viveiro Cultural
Quando: 30 (INGRESSO) e 31 de agosto(INGRESSO) de 2025, às 19h30
Onde: Sala Anderson Flores – Cine Teatro Cuiabá
Entrada gratuita — retire seu ingresso pelo Sympla (link na bio)
Acessibilidade
● 30/08 – Espetáculo acessível em Libras
● 31/08 – Espetáculo acessível com Audiodescrição Sussurrada
Projeto financiado pelo Edital Expressões I – Lei Paulo Gustavo / SECEL MT

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia