No último sábado, 26 de outubro, durante um evento da BPW Chapada dos Guimarães em alusão ao Outubro Rosa, realizado na Pousada Villa Guimarães, a jornalista Lauristela Guimarães compartilhou uma experiência pessoal profunda e comovente: o enfrentamento ao diagnóstico de câncer. Com um depoimento sincero e inspirador, Lauristela abordou os desafios e a aceitação necessários para superar um diagnóstico que, durante muito tempo, foi encarado como uma sentença de morte por muitas pessoas.
Durante sua fala, Lauristela destacou como o momento do diagnóstico é transformador, provocando uma série de emoções e questionamentos. “Receber um diagnóstico de câncer é como uma mudança de perspectiva instantânea. Segui todos os protocolos e não parei de trabalhar ", comentou. Para ela, encarar a doença exigiu uma atitude de coragem e aceitação, onde reconhecer as próprias vulnerabilidades se tornou um passo importante para viver um dia de cada vez e com esperança renovada.
Lauristela disse ainda que contou com uma rede de apoio, principalmente o filho e até a primeira-dama do Estado de Mato Grosso, Virginia Mendes. "Quando ela soube do meu diagnóstico, me deu todo o apoio necessário e, também, muito acolhimento", relembrou a jornalista.
O evento, organizado pela BPW Chapada dos Guimarães, sob a presidência da empresária Jurema Lara, buscou reforçar o apoio à causa do Outubro Rosa, um movimento internacional dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama. Ao longo da campanha, a entidade tem promovido encontros e depoimentos como o de Lauristela, que impactaram o público presente.
“Lauristela nos ensinou que a aceitação é o primeiro passo para enfrentarmos qualquer diagnóstico com dignidade e força. É uma inspiração para todos nós,” afirmou Hélia Mello, primeira-dama de Chapada dos Guimarães, lembrando que relatos como o da jornalista são fundamentais para diminuir o estigma em torno da doença e motivar a busca pelo diagnóstico precoce.
O Outubro Rosa representa um chamado à conscientização e ao autocuidado, lembrando a importância do diagnóstico precoce e do apoio emocional para quem está em tratamento. Depoimentos como o de Lauristela Guimarães servem para fortalecer a rede de apoio e inspirar aqueles que enfrentam desafios semelhantes.
Outubro Rosa: uma causa que salva vidas
A campanha Outubro Rosa é celebrada em diversas partes do mundo e tem como objetivo principal incentivar a realização de exames preventivos e proporcionar uma rede de apoio para as mulheres que enfrentam a doença. Além de ajudar na conscientização, o movimento ressalta que a informação pode salvar vidas, promovendo o diagnóstico precoce e o acesso a tratamentos mais eficazes.
Lauristela encerrou seu depoimento com uma mensagem de esperança para todos que estão passando por momentos difíceis. “Aceitar é encontrar força. E cada um de nós tem dentro de si, a Fé e a coragem necessária para seguir em frente,” afirmou, deixando a plateia emocionada e motivada a refletir sobre a importância do autocuidado e do apoio mútuo.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real