Segunda-feira, 07 de Outubro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Segunda-feira, 07 de Outubro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Variedades Quinta-feira, 30 de Março de 2023, 09:37 - A | A

Quinta-feira, 30 de Março de 2023, 09h:37 - A | A

MAIS UM TUMOR

Paulo Zulu sobre câncer: ‘Meu modo de enxergar a vida não mudou’

Zulu, em conversa com a Quem, afirmou que o medo não fez parte do processo que viveu

O Fuxico

Já se foram 2 anos depois da descoberta de Paulo Zulu. O modelo e ator descobriu, após um exame detalhado da próstata, que na verdade estava com um câncer de bexiga.

“Apareceu no ultrassom que eu estava fazendo para ver a próstata. Eu fui fazer esses exames para ver se estava tudo bem comigo por conta da idade. Já estava com 58 anos”, conta ele que, no próximo domingo, 02 de abril, comemora seus 60 anos.

Zulu, em conversa com a Quem, afirmou que o medo não fez parte do processo que viveu e os cuidados contra a doença foram comandados pelo médico urologista e cirurgião robótico, Dr Fábio Lepper.

“Ele falou para mim: ‘Paulo, vamos ter que fazer uma ressecção para analisar o que é. Eu fui para a sala de operação, ele me operou e falou para mim que era um câncer de bexiga de grau baixo. Depois que fez a biópsia, passou uns quatro, cinco dias, peguei um avião e fui para a Indonésia pegar onda. Peguei altas ondas, como se nada tivesse acontecido. E fiquei ótimo. Foi assim o meu primeiro câncer [de bexiga].”

Depois da retirada do tumor, Paulo Zulu seguiu com exames e acompanhamento a cada seis meses. Tudo porque pode haver um retorno desse tipo de tumor.

“Não houve nenhum efeito colateral, não precisei fazer quimioterapia. Foi só a retirada de uma anomalia que estava na minha bexiga e a vida seguiu. Graças à prevenção que eu estava fazendo para a próstata, eu descobri o câncer de bexiga. Essa prevenção que me ajudou, porque ele era um tumor silencioso, eu não tinha nenhum sintoma.”

MAIS UM TUMOR
Há pouco tempo um novo tumor apareceu na bexiga do apresentador, que passu pelo memso processo e também fez uma viagem programada para Bali, para surfar.

“Meu modo de enxergar a vida não mudou depois do câncer de bexiga. Na verdade, os 60 que vou fazer me mostram que o que mudou é que hoje eu tenho mais história para contar do que tempo para viver. Então estou vivendo cada vez mais intensamente e agradecendo por ter feito a prevenção.”

Falar sobre a doença no Instagram foi uma forma de contribuir com as pessoas e alertar para a prevenção sempre.

“Eu fiz o post para as pessoas entenderem o quanto é importante prevenir para não ter que remediar. Tentei alertar as pessoas para que, assim como eu – que graças a Deus tive a sorte de ter feito o exame e com ele ter feito uma cirurgia de uma algo tão sério de uma forma tão tranquila e sem sequela – tenham o diagnóstico precocemente, facilitando o tratamento da doença e aumentando as chances de cura.”

“Não me assustei de ter tido câncer. Várias pessoas têm. E a gente está vivo e propenso a qualquer situação, seja AVC, infarto, câncer, não tem mistério. Já tive malária e quase morri e não tive medo”, contou.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia