Segunda-feira, 17 de Junho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Segunda-feira, 17 de Junho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Variedades Sábado, 19 de Agosto de 2023, 08:13 - A | A

Sábado, 19 de Agosto de 2023, 08h:13 - A | A

VITÓRIA

Fundadora do grupo Flor Ribeirinha participa de Encontro Nacional de Gestores da Cultura

Ampliar o diálogo em pról da reconstrução das políticas culturais brasileiras, foi o objetivo do encontro que destacou a relevância estratégica da cultura

DA ASSESSORIA

Cultura, uma estratégia para o Brasil, foi a principal temática do Encontro Nacional de Gestores da Cultura, que reuniu representantes de todos os estados e entidades do setor, na Universidade Federal do Espírito Santo-Ufes, em Vitória, nos dias 14 e 15 de agosto. O evento foi realizado pelo Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e Fórum de Secretários e Gestores nas Capitais e Municípios, com a parceria da Unesco no Brasil, Organização dos Estados Ibero-Americanos, Fundação Itaú, Instituto Cultural Vale e Ministério da Cultura.

Ampliar o diálogo em pról da reconstrução das políticas culturais brasileiras, foi o objetivo do encontro que destacou a relevância estratégica da cultura, e abordagens criativas que despertam meios de soluções para os atuais desafios, além de tratar do poder transformador da cultura no desenvolvimento social e econômico no país. A programação teve palestra, minicursos, encontros temáticos voltados à gestão cultural no Brasil, com a participação de inúmeros especialistas e as mesas de debate, no teatro universitário, onde foram discutidos os temas, envolvendo as mais diversas vozes de representações pelo país.

A Mestre da Cultura Popular de Mato Grosso, Doutora Honoris Causa, Domingas Leonor da Silva, que é fundadora da Associação Cultural Flor Ribeirinha, participou de uma das mesas em Diálogos Necessários. O debate foi mediado pela secretária de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, com as participações do secretário executivo do Ministério da Cultura, Marcio Tavares; da auditora da Unidade de Educação, Cultura e Esportes do TCU, Rosana de Oliveira Aragão; da secretária geral na AGU, Clarice Calixto; da poetisa e atriz, Elisa Lucinda e da procuradora do município de Viana/ES, Thais Prata.

Na ocasião, cada convidado fez a auto-descrição e uma explanação relacionada ao tema: Diálogos Necessários, partindo do questionamento sobre o maior desafio na área. A Mestra Domingas Leonor, representando o segmento de cultura popular de Mato Grosso, apresentou pontos fundamentais sobre a trajetória de luta pela preservação e manutenção da cultura popular. “Para mim, foi uma honra ser convidada para o evento de grande relevância nacional e a oportunidade de expressar ao lado de pessoas tão renomadas, que também lutam com os mesmos sentimentos pela cultura”, disse ela.

O presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Fabricio Noronha destacou que o evento, além de promover a conexão e a troca de experiências, trouxe à reflexão a nova fase da gestão pública de cultura no país, bem como possibilidades de recursos de fomento, por meio das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2. “Estamos diante de uma oportunidade histórica, com um grande volume de recursos das leis federais e muitos desafios pela frente. Juntos, vamos reconstruir e fortalecer as políticas públicas. A cultura é estratégica para o desenvolvimento do Brasil e a transformação dos territórios”, concluiu

Participaram da abertura oficial do evento, o governador do Estado, Renato Casagrande; a ministra da Cultura, Margareth Menezes; a presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados, Eliane Parreiras, além de outras autoridades.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia