Terça-feira, 28 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Terça-feira, 28 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Variedades Terça-feira, 02 de Abril de 2024, 10:12 - A | A

Terça-feira, 02 de Abril de 2024, 10h:12 - A | A

ENTRADA GRATUITA

Cuiabá recebe exposição ‘Victor Hugo: Embaixador da Arte Cuiabana’ nesta sexta

A mostra é em comemoração ao aniversário da Capital e ficará disponível até 30 de junho

Telas do renomado artista plástico mato-grossense Victor Hugo compõem a exposição “Victor Hugo: Embaixador da arte cuiabana”. Natural de Itiquira-MT, ele possui mais de 50 anos de carreira e suas obras já rodaram o mundo. Atualmente, Victor Hugo dedica seus projetos para revelar ao mundo as belezas naturais de Mato Grosso.

Promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) no Sesc Arsenal, entre 5 de abril e 30 de junho, a mostra faz parte do evento “Sistema Comércio-MT Celebra Cuiabá”, que comemora os 305 anos da capital. O público pode visitar a exposição de terça-feira a sábado, das 14h às 21h, e aos domingos, das 15h às 21h.

“Para celebrar o aniversário de Cuiabá, o Sistema Comércio, por meio do Sesc Mato Grosso, realiza durante o mês de abril o evento “Sistema Comércio-MT Celebra Cuiabá”, com o intuito de promover e preservar a memória cultural local. A partir deste ano, as exposições de artes que compõe a programação homenageiam um artista local, levando em consideração a relevância de sua vida e obra”, explica Ellen Camargo, diretora de Produtos e Serviços do Sesc-MT. “Neste ano, a homenagem será para Victor Hugo”, completa.

Na década de 60, quando Victor Hugo tinha apenas 15 anos, iniciou sua vida na pintura fazendo cartazes de cinema. Nesse período, o artista se destacou com seus retratos pintados nos cartazes dos filmes e nas encomendas que recebia.

Em pouco tempo, Victor passou a ser reconhecido por seus retratos e ilustrou pessoas importantes do Brasil e do mundo, como o Papa João Paulo II, Dr. Roberto Marinho, Papa Bento XVI e imortais da Academia Brasileira de Letras.

Já em meados de 1990, a partir de uma experiência em Chapada dos Guimarães, o artista passa a retratar a força da cidade e da natureza com telas pintadas a óleo. Desde então, sua pintura segue uma linha de natureza, revelando ao mundo as belezas naturais de Mato Grosso. Com o mote: Pantanal, Amazônia e Cerrado, Victor Hugo abre caminho com sua arte para alertar sobre as espécies em extinção nestes três biomas.

Os quadros selecionados para a exposição “Victor Hugo: Embaixador da arte cuiabana”, no Sesc Arsenal, refletem todos esses momentos da carreira do artista. Onças pintadas, araras, paisagens, bichos preguiça, tucanos e tuiuiús se misturam com pinturas abstratas e retratos.

A mostra contará, ainda, com um espaço de ativação para que o público possa fazer parte da ação. Uma mesa de atividades composta por materiais como giz, lápis de cor, canetinhas e folhas em branco, estará a disposição no Hall de entrada da exposição, para que sejam realizadas releituras e pinturas dos desenhos das telas do artista.

Título de embaixador

No ano de 2019, Victor Hugo recebeu da Câmara de Vereadores de Cuiabá o título inédito de Embaixador da Cidade de Cuiabá em reconhecimento pelo seu trabalho de ativista cultural e trabalho social no Brasil e exterior com crianças e jovens estudantes acerca das questões ambientais.

Serviço

Exposição “Victor Hugo: Embaixador da arte cuiabana”
Quando: Entre os dias 5 de abril e 30 de junho, de terça a sábado das 14h às 21h e aos domingos das 15h às 21h
Onde: Galeria de Arte do Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, s/n – Centro Sul – Cuiabá-MT)
Entrada gratuita

 

*Leia Agora

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia