O Corpo Musical da Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na noite desta quarta-feira (3), um concerto especial alusivo aos 190 anos da instituição e aos 133 anos da unidade de música. O evento, realizado no Sesc Arsenal, em Cuiabá, teve como tema “190 anos por elas”, em referência ao número de emergência da Polícia Militar (190), e foi dedicado à conscientização e ao combate à violência doméstica.
Com um repertório popular, de valorização da mulher e forte apelo social, o recital emocionou o público presente. O comandante do Corpo Musical, 1º tenente Marcelo da Silva Lima, destacou o caráter simbólico do evento.
“O nome do concerto '190 anos por elas', que é o número de chamamento da Polícia Militar, tem o sentido de estarmos junto às mulheres, no combate à violência, ao feminicídio e é uma forma de levantar essa campanha de conscientização. O Corpo Musical ainda cumpre um papel muito importante, por meio de ações sociais e entretenimento à sociedade, sem deixar de lado a missão de proteger a população mato-grossense”, afirmou.
O concerto contou com participações especiais. A artista Aurea Maria apresentou a clássica canção francesa La Vie en Rose, emocionando o público. “Essa música traz uma mensagem de enxergar o mundo de forma mais bela e positiva, apesar do momento em que estamos passando. Eu já tive a honra de me apresentar com o Corpo Musical da Polícia Militar em outras oportunidades e admiro muito o trabalho de todos os músicos”, disse.
Já a cantora Milena Leite, integrante do ministério de louvor da Igreja Batista da Paz, interpretou a canção O Escudo. “A música é uma criação divina que tem o poder de despertar nossas emoções e trazer acolhimento, força e coragem. Só tenho a agradecer ao Corpo Musical pelo convite e parabenizá-los pelo concerto, que foi bastante emocionante”, afirmou.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, também elogiou a iniciativa e reforçou o compromisso da corporação com a proteção das mulheres.
“A Polícia Militar intensificou o patrulhamento, a prevenção e o atendimento às vítimas com importantes investimentos do Governo do Estado, com o Programa Tolerância Zero. Reforçamos a importância de denunciar qualquer tipo de violência contra a mulher, seja ela física, psicológica, sexual ou patrimonial”, enfatizou.
Além de Aurea Maria e Milena Leite, também se apresentaram as artistas Lorena Ly, Seleucia dos Anjos, Akane Iizuka e os cantores Sandro Lemes e Alisson Show Cuia, além de uma performance com policiais da Companhia de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio).
O concerto uniu música, arte e conscientização, transformando a celebração dos 190 anos da Polícia Militar em um momento de reflexão sobre a importância da luta contra a violência de gênero em Mato Grosso.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real