O Coro Experimental MT apresenta o espetáculo “Expresso Pantaneiro” nesta sexta-feira (05) no Teatro Do Cerrado Zulmira Canavarros. “É com muito prazer que convidamos o público para nos acompanhar nesta viagem, que, como diz o poeta, ‘não é ligeira’. Ninguém tem pressa de chegar. Nosso objetivo é conduzir a plateia por paisagens pantaneiras, por meio de personagens típicos do Pantanal e canções que tocam o coração sertanejo dos brasileiros e, especialmente, de quem mora em Mato Grosso”, diz Jefferson Neves, diretor artístico do Coro Experimental MT, ao lado de Tuanny Godoi.
Criado em 2017, o CEMT tem como principais características a diversidade e a ousadia. Já cantou Heitor Villa-Lobos, peças sacras, música regional cuiabana, sucessos dos anos 1990 (eternizados por Madonna, Red Hot Chilli Peppers e Nirvana), entre outros ritmos. O espetáculo “Expresso Pantaneiro” nasceu em 2022 durante a exibição da nova versão da novela “Pantanal”.
“Sentimos vontade de levar aos amantes do canto coral a nossa leitura desse universo pantaneiro. Tivemos até dificuldade para selecionar as músicas a serem apresentadas entre inúmeras sugestões feitas pelos coralistas. Uma vez feita a seleção, que inclui clássicos como “Chalana”, “Tocando em frente”, “Cuitelinho”, “Amanheceu peguei a viola” e “Meu primeiro amor”, e canções mais recentes como “Chuva no Pantanal”, criei os arranjos”, conta Neves.
O repertório de “Expresso Pantaneiro” inclui ainda “Trem do Pantanal”, com arranjo de Iso Fischer, que é introduzido por um arranjo de Eunice Rangel para “Encontros e despedidas”. A maioria das músicas será interpretada por todos os coralistas, porém, como já é tradição nos espetáculos do CEMT, haverá também solos e canções apresentadas por pequenos grupos. “Expresso Pantaneiro” contará com a participação especial do músico Eduardo Santos (conhecido como Madá) na viola caipira e violão.
Por enquanto, este espetáculo será apresentado no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, no dia 5 de maio (sexta-feira), às 20h, mas a expectativa de Jefferson Neves, Tuanny Godoi e dos cantores do CEMT é conseguir levá-lo a outras cidades mato-grossenses – e até a outros estados – com o propósito de promover o canto coral e a cultura pantaneira.
A propósito, 2023 está sendo um ano diferenciado para o CEMT, que graças a uma parceria com a Companhia das Artes e Associados (Cidarta), está realizando seus ensaios semanais no Palco Cultural do Goiabeiras Shopping. No dia 8 de abril passado, em comemoração ao aniversário de Cuiabá e à Semana de Páscoa, o Coro se apresentou pela primeira vez com a Orquestra do Sesi no Parque das Águas. Novas apresentações em conjunto com esta Orquestra e outros grupos musicais da capital mato-grossense deverão acontecer no decorrer da temporada.
“Tuanny e eu estamos preparando muitas novidades para o público. A cada ano, nosso grupo se renova com a entrada de novos coralistas e a realização de novas parcerias, reafirmando nosso amor à música e ao canto coral, que buscamos promover sempre”, conclui Neves.
Serviço
O que: Musical “Expresso Pantaneiro” com o Coro Experimental MT
Quando: 5 de maio de 2023 (sexta-feira), às 20h
Onde: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros
Quanto: Ingressos a R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia solidária + 1 kg de alimento não perecível). A compra de ingressos poderá ser feita online por meio do link: https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-expresso-pantaneiro/1971773
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real