Sábado, 03 de Maio de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sábado, 03 de Maio de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Política Segunda-feira, 03 de Abril de 2023, 14:35 - A | A

Segunda-feira, 03 de Abril de 2023, 14h:35 - A | A

POLÍTICA AMBIENTAL

Lúdio emplaca biólogo no ICMBio do Parque da Chapada dos Guimarães

Fernando Francisco Xavier já foi coordenador Regional do ICMBio em Cuiabá

RODRIGO MELONI

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) conseguiu que uma indicação sua para o comando do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães fosse aprovada pela Casa Civil da presidência da República. Trata-se do biólogo Fernando Francisco Xavier, que já foi coordenador Regional do ICMBio em Cuiabá.

O Instituto é responsável por fiscalizar e aplicar penalidades administrativas ambientais ou compensatórias aos responsáveis pelo não cumprimento das medidas necessárias à preservação ou correção da degradação ambiental. Cabe ainda contribuir para a recuperação destas áreas degradadas.

No Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, o instituto atua "no sentido de conciliar a proteção do Parque com projetos e atividades que promovam as pesquisas científicas, a educação ambiental e a visitação pública, de forma a buscar um envolvimento cada vez maior e melhor da sociedade com as Unidades de Conservação."

CERRADO

O ICMBio tem um grande trabalho pela frente. De acordo com dados do Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado (SAD Cerrado), o desmatamento do bioma foi quase 20% maior em 2022 do que no ano anterior.  O Parque Nacional está localizado entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, em uma área natural do cerrado brasileiro.

A ferramenta SAD funciona por meio de inteligência artificial e imagens de satélite da Agência Espacial Europeia, e foi desenvolvida pelo Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), em parceria com a rede MapBiomas e com o Lapig (Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento), da UFG (Universidade Federal de Goiás).

De acordo com a ferramenta, no ano passado, o desmatamento registrado no bioma foi de 815.532 hectares, enquanto em 2021, a estimativa do SAD é de que 691.296 hectares do Cerrado tenham sido desmatados no Brasil.

O levantamento aponta ainda que cerca de 65% da área desmatada no Cerrado aconteceu na Savana. A vegetação, de acordo com o Ipam, foi a que mais sofreu no bioma em 2022.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia



contatoalochapada@gmail.com

(65) 99235-9330