A Assembleia Legislativa (AL/MT) publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (22), matéria que fixa receita e despesa ao Orçamento Geral do Estado, derrubando veto às emendas parlamentares que somam cerca de R$ 94 milhões. A decisão foi tomada com base na Lei nº 12.012.
Com a decisão, o governo estadual terá que empenhar, liquidar e pagar as emendas, inclusive de deputados que já não fazem mais parte desta nova legislatura.
O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil), que assina a decisão, tem mostrado sinais de que não atuará alinhado às decisões do executivo estadual, como era de costume na legislatura anterior.
Com uma postura mais independente desde que anunciou sua pré-candidatura a Prefeitura de Cuiabá, Botelho tem divergido das decisões tomadas pelo governador Mauro Mendes, do mesmo partido.
A situação entre os dois ficou fragilizada após o governador ter ventilado sua preferência pelo deputado federal Fábio Garcia para concorrer ao cargo de prefeito da capital.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real