20 de Maio de 2025
Terça-feira, 20 de Maio de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Terça-feira, 20 de Maio de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Opinião Segunda-feira, 19 de Maio de 2025, 17:00 - A | A

Segunda-feira, 19 de Maio de 2025, 17h:00 - A | A

SANDRA CORDEIRO

A revolução silenciosa das mães empreendedoras

Sandra Cordeiro

No Brasil, onde cerca de 10,3 milhões de mulheres brasileiras (IBGE, 2022) já reescrevem suas histórias de independência a partir do empreendedorismo, a Tupperware se ergue como uma aliada poderosa nesta revolução silenciosa. Somos parte de um movimento que não apenas transforma realidades econômicas, como está tecendo redes de autonomia, coragem e legado.

A campanha ganhou contornos ainda mais significativos em Mato Grosso, terra de oportunidades e força pioneira: unimos a tradição de uma marca que atravessa gerações à energia de jovens que vendem inovação pelas redes sociais, provando que o empreendedorismo feminino é, hoje, uma força inadiável que soma no estado mais de 164 mil mulheres empreendedoras (Sebrae-MT, 2024).

Com a missão de proporcionar desenvolvimento humano, financeiro e intelectual, a Distribuição Tropical já possui um cadastro ativo com 10 mil consultores, dos quais 90% são mulheres em busca de independência financeira, em 120 cidades mato-grossenses. Nosso objetivo principal é elevar a autoestima delas, capacitando-as para vencer barreiras, tais como “eu não consigo”, “ não sei vender” ou “tenho vergonha de mostrar o produto ao cliente”.

Entendemos que esses medos possam existir, mas estimulamos que elas voltem a crescer. Por isso, temos orgulho de dizer que reunimos, em quase três décadas, milhares de histórias de superação de mulheres que muitas vezes pararam de trabalhar para cuidar dos filhos, mas, que conseguiram realizar sonhos antigos, como comprar carro, casa própria e viajar, com a venda dos nossos produtos.

“Ah, mas você vai abrir mão do diploma?”. Infelizmente, inúmeras mães que já tinham uma carreira consolidada precisam repensar a jornada extenuante e a falta de flexibilidade no período pós licença-maternidade e, nesses casos, a venda dos produtos oferece um recomeço. Que gratificante é poder oferecer a essas mulheres uma opção de vida digna frente à rigidez do mercado de trabalho.

Já imaginou desabrochar após os 60 anos? Também temos mulheres que ilustram esse momento único que é redescobrir a motivação pela vida, em alguns casos, logo após um período de depressão. São mães e avós, geralmente sem formação profissional, que descobriram uma nova paixão: as vendas dos potes. Somada a isso vem a conquista do próprio dinheiro e de muitos sonhos antigos.

Poderia discorrer horas sobre cada uma dessas mulheres incríveis com quem tive o privilégio de trabalhar ao longo dos últimos anos, mas é importante destacar que o tema empreendedorismo é complexo. Paralelamente aos dados que mostram a força e a coragem das mulheres brasileiras em superar adversidades, temos um contexto socioeconômico em que persistem preconceitos de gênero e de raça.

Não podemos fechar os olhos para o tabu que o mercado de trabalho ainda tem à maternidade. A pesquisa Mães 2024, da Catho, apontou que uma em cada quatro brasileiras perdem o emprego após se tornarem mães. Das 10,1 milhões de mulheres no comando de pequenos negócios, 67% são mães, segundo a pesquisa Empreendedorismo Feminino 2023 do Sebrae.

Felizmente marcas como a Tupperware não só oferecem oportunidades, como valorizam mulheres e mães de todas as idades, raças, classes sociais e escolaridade. Aliás, quando comecei na Tupperware, em 1996, o que me movia era ajudar no tratamento de saúde do bebê de uma amiga. Desde então, a Distribuidora Tropical já acumulou vários prêmios.

Entre 2014, 2015 e 2016, ficamos em 1º lugar em vendas no mundo. Hoje, estamos em 8º lugar, mas Mato Grosso continua um estado importante mundialmente para a marca. Nesse período, também me desenvolvi, voltei a estudar (após meus 52 anos), terminei o Ensino Médio, cursei faculdade, fiz pós-graduação e mais de 80 cursos de gestão de liderança e gestão de pessoas.
Tenho muito orgulho de pertencer a essa rede de empreendedorismo. Mais do que uma marca de produtos duráveis, somos catalisadoras de histórias de mulheres que ousaram destampar seus próprios futuros. No dia a dia, mostramos que com esforço, dedicação e estudo é possível alcançar tudo que elas desejam. Uma panela, um post, um sonho de cada vez. Destampe o Futuro. O amanhã começa hoje. Vamos juntas!

*Sandra Cordeiro, é distribuidora Tupperware em Mato Grosso, formada em Recursos Humanos e MBA em Liderança e Coaching.

 

O Alô Chapada não se responsabiliza pelas opiniões emitidas neste espaço, que é de livre manifestação

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia