Comitivas da Indonésia e República Democrática do Congo visitaram Mato Grosso para conhecer algumas das políticas públicas que focam na preservação de florestas e ações que promovam sustentabilidade, governança e o social. Os representantes dos dois países estiveram acompanhados de membros do Banco Mundial, e visitarem in loco ações de bioeconomia, agricultura familiar e pecuária sustentável em Alta Floresta.
Brasil, Indonésia e República Democrática do Congo concentram 60% das florestas tropicais do mundo e despontam no cenário mundial de combate às mudanças climáticas. “Especialmente a província de Kalimantan estava curiosa em conhecer como Mato Grosso criou instituições para atrair investimentos, resolver as questões de fluxo financeiro e demonstrar credibilidade aos financiadores e doadores. De modo geral, como temos projetos nos três países, é importante que aprendam juntos e talvez até construam políticas públicas conjuntas“, explica o líder Sênior de Recursos Naturais do Banco Mundial no Brasil, Werner Kornexl.
O governador da província kalimantan Oriental da Indonésia, Isran Noor, destacou que a visita a Mato Grosso serviria para construir laços mais próximos e conhecer de perto o êxito do estado em aliar desenvolvimento sustentável e bem-estar da população. O ministro de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da província Mai-Ndombe do Congo, Ignace Monza Bonda, reforçou que com a troca de experiências ocorridas durante a visita seria possível consolidar as relações com ações em comum pela preservação do meio ambiente.
A visita das delegações da República Democrática do Congo e Indonésia foi organizada pelo Banco Mundial para que os dois países pudessem conhecer e levar para casa aprendizados sobre a política ambiental e desenvolvimento sustentável de Mato Grosso para serem reproduzidos localmente.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real