Segunda-feira, 17 de Junho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Segunda-feira, 17 de Junho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Geral Sexta-feira, 02 de Junho de 2023, 08:42 - A | A

Sexta-feira, 02 de Junho de 2023, 08h:42 - A | A

HOJE É DIA

Veja datas comemorativas e feriados de junho de 2023

Mês inclui celebração de Corpus Christi e Dia Mundial do Meio Ambiente

Leyberson Pedrosa | Ag Br

Seja por motivos religiosos ou em busca de um descanso do trabalho, o mês de junho é bastante esperado por causa da celebração de Corpus Christi. Em 2023, a data católica cai no dia 8 e, apesar de não ser feriado oficial, o ponto facultativo tem bastante adesão nacional.

Além dessa e de outras datas religiosas, o mês junho traz no calendário dezenas de dias mundiais ou nacionais para serem lembrados. Destacam-se o Dia Mundial do Meio Ambiente (05) e alguns eventos relacionados como o Dia Mundial dos Oceanos (08/06) e o Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação (17/06). No Brasil, o dia 1º abre a Semana Nacional do Meio Ambiente, quando se realiza uma série de eventos no país sobre o tema.

No dia 21 de junho, ocorre o Solstício de Inverno no Hemisfério Sul, também conhecido como o “dia mais curto do ano”. O frio e a escassez de chuvas costumam ser companheiros da chegada do inverno, aumentando as preocupações com doenças respiratórias.

Na saúde, há o Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06). E na luta por direitos humanos, celebra-se o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil (12/06) e o Dia Mundial dos Refugiados.

Entre as datas históricas de destaque, completam-se 60 anos desde que, em 16 junho de 1963, a cosmonauta soviética Valentina Vladimírovna Tereshkova concretizou o feito de se tornar a primeira mulher a viajar ao espaço. Nessa mesma data, morria o compositor carioca Lamartine Babo. Foi dele a autoria de célebres hinos nacionais, como o Hino do Botafogo, Vasco da Gama, do Fluminense, Flamengo, além de ter criado catálogo rico de músicas populares.

Recentemente, o Reino Unido teve a coroação de um novo rei, Charles III, o mais velho monarca a receber a coroa. Mas o começo de junho redireciona os holofotes para os 70 anos da coroação da mãe de Charles, a Rainha Elizabeth II, que recebeu a coroa aos 27 anos, em 2 de junho 1953.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia