Pesquisa da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) desenvolve mudas de bananeira BRS Terra Anã com o cultivo in vitro. O método garante a preservação de características genéticas e um crescimento saudável, podendo ser utilizadas tanto em plantações quanto para o cultivo próprio.
A bananeira BRS Terra Anã é uma variedade de banana desenvolvida por pesquisadores brasileiros da Embrapa. Ela faz parte do AAB, conhecido como “tipo Terra”, que produz a banana-da-terra, geralmente consumida cozida, frita, assada, e não crua como a demais espécies como a banana-prata, maçã ou nanica.
A banana é a fruta mais consumida no mundo e tem valor nutricional considerável. Seu aumento na produção é limitado por alguns fatores, como escassez de mudas com vigor fisiológico, qualidade genética, desenvolvimento lento suscetíveis a doenças. A pesquisa da Unemat pode popularizar a técnica in vitro para pequenos produtores.
“A produção de mudas de bananeira in vitro é uma atividade consolidada na cadeia produtiva da bananicultura, entretanto, o acesso a essa tecnologia para pequenos agricultores é um gargalo que onera a cadeia, e no estado, é um dos fatores que restringe o crescimento da produção”, ressaltou a coordenadora da pesquisa, doutora Maurecilne Lemes da Silva Carvalho.
A meta do projeto é atender inicialmente 100 propriedades em cada área de abrangência, com o fornecimento de mudas produzidas in vitro da cultivar BRS Terra Anã. No âmbito da pesquisa, 1.300 mudas (sob controle rigoroso), já foram distribuídas a pequenos produtores na Baixada Cuiabana.
A pesquisadora explica, ainda, que além de atender à demanda, a banana BRS contém caracteres agronômicos superiores em relação a outras cultivares, como o menor porte e maior resistência a uma doença fúngica, que afeta a bananeira deixando manchas amarelas nas folhas e pode levar à morte precoce das folhas.
Para Maurecilne Carvalho, implantar efetivamente a cultura de tecidos in vitro na produção de mudas de bananas representa grande avanço e inovação tecnológica, possibilitando a seleção precisa de caracteres agronômicos, aumento na segurança e produtividade no campo.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real