Segunda-feira, 04 de Novembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Segunda-feira, 04 de Novembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Geral Quarta-feira, 24 de Abril de 2024, 14:09 - A | A

Quarta-feira, 24 de Abril de 2024, 14h:09 - A | A

TURISMO

Pequenos negócios ganham destaque na programação da FIT Pantanal 2024

Da redação

A FIT Pantanal 2024 (Feira Internacional do Turismo do Pantanal), considerada uma das maiores ações voltadas a cadeia produtiva do turismo em Mato Grosso, contará com extensa programação para os pequenos negócios, elaborada com o apoio do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso). Entre as ações estão: o lançamento de novos roteiros turísticos, rodadas de negócios nacionais e internacionais, encontros entre empreendedores do setor, workshops e ativação de marcas para fortalecer os empreendedores do setor turístico do Estado.

O evento realizado pelo Sistema Fecomércio-MT em parceria com Governo de Mato Grosso, conta com o apoio do Sebrae/MT e de diversas instituições. A FIT será entre os dias 30 de maio a 02 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal (CEP) e deve atrair mais de 70 mil pessoas entre os dias.

“Desde a criação da FIT Pantanal, o Sebrae/MT atua como parceiro e incentivador de ações voltadas ao fortalecimento do pequeno negócio do setor turístico. Neste ano, estaremos em quatro grandes frentes e, entre elas, o lançamento de cinco novos produtos turísticos envolvendo mais de 20 municípios. Este trabalho desenvolvido pelo Sebrae/MT ao longo dos últimos anos oferece um total de 52 novos produtos em diversos segmentos turísticos, entre eles o eco, etno, afro turismo”, destacou Lélia Brun, diretora Superintendente do Sebrae/MT, durante Happy Hour de lançamento para a imprensa na noite de segunda-feira (22.04).

Os novos produtos turísticos foram construídos a partir de experiências trabalhadas em 2023 pela rede de consultores do Sebrae/MT em todos os polos turísticos do estado (Amazônia, Cerrado, Pantanal e Araguaia).

A FIT Pantanal 2024 proporcionará momentos de conexões na “Aldeia do Conhecimento”. Ação que promoverá diálogos entre empreendedores da cadeia produtiva do turismo, da economia Criativa e gestores públicos. Encontros entre guias turísticos, gestores públicos do turismo, do segmento hoteleiro, além de um workshop da economia criativa, tratarão de temas fundamentais para a gestão dos pequenos negócios.

Outra frente de atuação do Sebrae/MT na FIT Pantanal 2024 ocorrerá no stand de 54 m², onde será possível realizar ativação de marcas, com apresentação de experiências e roteiros turísticos apoiados pela Instituição, por meio do projeto ‘Experiências Turísticas de MT’.

Durante o evento de lançamento da FIT para a imprensa, o secretário-adjunto de Turismo do Estado, Felipe Wellaton, destacou a importância do turismo para a economia de Mato Grosso. “A FIT Pantanal é um evento que, acontece em um final de semana de feriado, no qual Mato Grosso e o Brasil vão ‘parar’ para falar de turismo, é realmente o marco para o turismo, um evento que fomenta não somente o turismo regional, mas nacional e até internacionalmente”, ressalta.

“Desde o ano passado [2023] a Fecomércio MT assumiu a FIT Pantanal, com apoio de todo o trade turista do estado do Mato Grosso. Para 2024, queremos fazer uma FIT Pantanal maior que a do ano anterior”, comentou o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.

Rodada de Negócios

O Sebrae/MT também estará à frente da rodada de negócios nacional e internacional, que possibilita aos pequenos negócios a ampliação e acesso a novos mercados contribuindo para aumento de faturamento dos mesmos. “A rodada de negócios nacional será feita presencialmente e irá envolver mais de 25 fornecedores já catalogados e dez compradores. Esses compradores virão de estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Já as negociações internacionais serão no formato online e envolve compradores dos Estados Unidos, Inglaterra, França e Alemanha”, destaca Lélia Brun.

Em 2023, o volume de negócios fechados para um período de 12 meses ficou acima de R$ 10 bilhões nas rodadas nacionais e internacionais. Para este ano, a expectativa é superar este volume de negociações durante os dois dias de rodadas, sendo dia 29 de maio a partir das 14h a nacional e no dia 31 (a partir das 9h) a rodada internacional no formato virtual, ambas serão no auditório dos Pássaros no CEP.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia