Pouco menos de 50 dias até o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e os estudantes já aceleram os passos rumo ao ensino superior e colocam em prática os métodos de aprendizagem adquiridos ao longo dos últimos anos.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 3,9 milhões de estudantes se inscreveram para a prova que acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro deste ano. O número representa um aumento de quase meio milhão de participantes em relação aos inscritos no ano passado.
O fato é que, o desejo de conquistar uma excelente pontuação e a ansiedade, deixam a reta final dos estudos mais intensas e muitos tendem a passar noites acordadas ou, ainda, deixam a vida social de lado, com o intuito de se dedicar melhor à jornada. No entanto, a preparação para a prova vai além de uma rotina maçante de imersão aos conteúdos que possivelmente serão abordados na avaliação.
Vlasta Pereira Magalhães, professora do curso de Psicologia da Unic Beira Rio, explica que é preciso organização, estratégia e equilíbrio para garantir o bem-estar e a concentração nesse período. “A preparação para o Enem ou para qualquer prova de vestibular é uma jornada que exige persistência e dedicação. Seguir um cronograma de estudos e avaliar o progresso individual e importante, mas é bom lembrar que tirar pausas regulares para descansar, praticar atividade física e cuidar da saúde mental é tão relevante quanto o aprendizado. Muitos negligenciam o descanso nesse período, mas a tranquilidade pode ser fundamental para gerar segurança e concentração”, aponta.
A seguir, a especialista elenca dicas para ajudar os candidatos na preparação para os estudos e para o dia da prova.
- Crie um cronograma de estudos: Planeje sua rotina com antecedência, reservando tempo para analisar todos os materiais. O Enem abrange uma variedade de áreas, então é importante distribuir seu ritmo de maneira equilibrada.
- Esteja por dentro do formato da prova: Familiarize-se com o formato do exame, incluindo o número de questões, tempo disponível para cada seção e os tipos de perguntas. Isso o ajudará a se sentir mais confiante e seguro no dia da avaliação.
- Faça simulados: Pratique com simulados do Enem. Isso o ajudará a conhecer o estilo das perguntas e a gerenciar o tempo de respostas. Resolver questões de anos anteriores facilitará a compreensão das questões. Utilize livros didáticos, apostilas, sites educacionais, videoaulas e aplicativos que oferecem conteúdos confiáveis.
- Aperfeiçoe suas técnicas de redação: Dedique tempo para melhorar suas habilidades de escrita e interpretação. Leia sobre temas atuais e aplique a escrita por meio de textos dissertativos-argumentativos. Contar com a revisão de alguém que tenha domínio na área é um diferencial.
- Mantenha uma rotina saudável: Tenha equilíbrio para cuidar da saúde física e mental. Alimentação adequada e leve, atividade física e noites de sono tranquilas com horas regulares ajudarão a manter o cérebro ativo e em bom funcionamento, além de minimizarem sintomas de ansiedade, medo e estresse.
- Por fim, Vlasta Magalães lembra que a preparação para o Enem é uma jornada e a motivação, o foco e o equilíbrio, são fundamentais para obter o sucesso que deseja.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real