Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Geral Sábado, 02 de Novembro de 2024, 14:00 - A | A

Sábado, 02 de Novembro de 2024, 14h:00 - A | A

PRESERVAÇÃO CULTURAL

Mato Grosso realiza 1º Fórum do Patrimônio com foco em preservação cultural e arquitetônica

Do Cenário MT

Nos dias 11 e 12 de novembro, o Teatro do Sesc Arsenal em Cuiabá será palco do primeiro Fórum do Patrimônio Mato-Grossense, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT). O evento gratuito e aberto ao público reunirá arquitetos, especialistas e importantes nomes do setor para uma programação repleta de apresentações culturais, palestras e mesas-redondas.
Dividido em três eixos principais, o Fórum abordará o patrimônio arquitetônico com foco em práticas de projeto e execução, a formação de políticas públicas, parcerias nas áreas de preservação e a memória e salvaguarda dos patrimônios materiais, imateriais e arqueológicos de Mato Grosso.

Entre os profissionais confirmados estão Isabel Ballesté, Maria Regina Pontin de Mattos, Priscila Waldow e Francyla Bousquet, arquitetas que participaram da revitalização do Centro Histórico de Diamantino; Jorge Tinoco, diretor do Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (CECI) de Pernambuco; Jeanne Crespo, diretora do Centro Nacional de Arqueologia do IPHAN em Brasília; Luciana Pelaes Mascaro, professora da FAET/UFMT; e Susana Hirooka, coordenadora técnica do Museu de História Natural de Mato Grosso.

O evento incluirá discussões sobre a preservação do patrimônio arquitetônico, políticas públicas, parcerias público-privadas (PPPs) e participação comunitária. Painéis abordarão também a influência estrangeira na arquitetura cuiabana e maneiras de garantir a preservação do patrimônio cultural.

O conselheiro estadual do CAU/MT, Rafael Leandro Rodrigues, destaca o convite a profissionais, estudantes e representantes de instituições de patrimônio cultural. “É uma chance de trocar experiências e valorizar o rico patrimônio do nosso estado”, disse Rodrigues.

A realização do Fórum conta com o apoio da Fundação Getulio Vargas (FGV), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel), Instituto Homem Brasileiro (IHB) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia