Sábado, 25 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sábado, 25 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Geral Quinta-feira, 16 de Novembro de 2023, 16:33 - A | A

Quinta-feira, 16 de Novembro de 2023, 16h:33 - A | A

MATO GROSSO

Indígenas são autorizados a votar após decisão da Justiça

TRE-MT reconheceu o vínculo comunitário dos eleitores indígenas

Da Redação

Os indígenas da etnia Boe-Bororo, das aldeias Arareião e Piebaga, na Terra Indígena Tadarimana, ganharam o direito de votar nas eleições municipais de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. A decisão foi tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), nessa quarta-feira (14), depois da análise de requerimento apresentado pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Na decisão, o TRE-MT reconheceu o vínculo comunitário dos eleitores indígenas. Como argumento, os povos ressaltaram que é em Rondonópolis que a comunidade realiza tratamentos de saúde, recebe benefícios do governo, faz compras e estuda.

 

Os indígenas sempre votaram em Santo Antônio, a 170 km da aldeia. Segundo a Funai, a seção eleitoral na Terra Indígena Tereza Cristina fica a uma distância inviável das aldeias Arareião e Piebaga, o que dificulta o deslocamento, tanto por via fluvial quanto por terra.

Agora, com a decisão, os 53 eleitores indígenas poderão votar a 30 km de distância. A 10ª Zona Eleitoral de Mato Grosso será responsável pelo transporte dos eleitores até o local de votação no dia do pleito.

*Com informações da assessoria

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia