Sábado, 25 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sábado, 25 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Geral Sexta-feira, 06 de Outubro de 2023, 06:42 - A | A

Sexta-feira, 06 de Outubro de 2023, 06h:42 - A | A

TRANSPLANTANEIRA

Incêndios atingem vegetação próxima de 2 áreas turísticas no Pantanal de MT

Fogo atingiu uma área no km 19 da Transpantaneira e, também, em uma fazenda próxima ao Parque Estadual Encontro das Águas

g1-MT

Um incêndio atingiu a vegetação no km 19 na Rodovia Transpantaneira e em uma fazenda próxima ao Parque Estadual Encontro das Águas, sendo dois pontos turísticos do Pantanal Mato-grossense localizados em Poconé, a 104 km de Cuiabá.

Mais duas equipes e dois aviões do Grupo de Aviação dos Bombeiros Militares (GAVBM) foram enviados para combater as chamas no local, nesta quinta-feira (5).

Ao todo, 40 bombeiros, brigadistas e militares do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) trabalham para controlar o fogo que avança pelo Pantanal. A ação de combate ainda conta com três aviões, um helicóptero, dois caminhões auto tanque, dois caminhões pipa, um caminhão auto bomba tanque florestal e dez caminhonetes.

Na Transpantaneira, duas equipes foram deslocadas para região na terça-feira (3) após a detecção do incêndio pelos satélites de alta tecnologia da Sala de Situação Central (SSC) do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.

Já na fazenda próximo ao Parque Encontro Estadual das Águas, um dos maiores refúgios de onças-pintadas do mundo e atrativo para o ecoturismo, o incêndio é monitorado desde segunda-feira (2).

Três equipes deram início, nesta quinta-feira (5), ao combate indireto com a construção de aceiros para impedir o avanço do fogo na vegetação.

Áreas turísticas

A Transpantaneira tem 150 km de extensão e é conhecida por ser um atrativo turístico da região. Ela cruza a maior planície alagável do planeta.

Já o Parque Estadual Encontro das Águas contempla o maior número de onças-pintadas, com uma extensão de 108 mil hectares.

Os turistas podem passear de barco pelo bioma ao mesmo tempo em que fazem o monitoramento das onças de forma voluntária através de fotos e vídeos de diferentes aparições dos felinos. 

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia