Sábado, 03 de Maio de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sábado, 03 de Maio de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Fechou na Neblina Sexta-feira, 02 de Maio de 2025, 11:49 - A | A

Sexta-feira, 02 de Maio de 2025, 11h:49 - A | A

REBATE

Deputado Barranco rebate ataques do governador: ‘Essa Casa não é seu puxadinho, e nós não somos seus empregados’

Da assesoria
Da Redação

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (30) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado estadual Valdir Barranco (PT) usou a tribuna para fazer um forte desabafo contra o governador Mauro Mendes (União Brasil). Em tom de indignação, o parlamentar repudiou os ataques desrespeitosos e inadmissíveis do chefe do Executivo estadual aos deputados e à própria Assembleia Legislativa.

“Quero desabafar um pouco sobre como este parlamento e nós, deputados estaduais, temos sido tratados pelo governador Mauro Mendes ao longo de todo o seu governo – e de modo mais agressivo agora, nesses últimos meses. O governador Mauro Mendes não respeita a Assembleia Legislativa. Ele não nos respeita”.

Barranco criticou duramente a postura de Mendes em relação às decisões tomadas pela Casa de Leis, especialmente quando os deputados aprovam projetos ou derrubam vetos contrários à vontade do governo. “Há poucos dias eu disse que, se ele quer fazer alterações no regimento desta Casa, então que se candidate a deputado estadual e venha ocupar uma dessas cadeiras para tentar fazer as mudanças que tanto almeja. O que ele não pode é, todas as vezes que este parlamento, a partir da iniciativa de qualquer um de nós, aprova um projeto de lei ou derruba um veto interposto pelo governador, ir à imprensa fazer chacota e esculhambar com esta Casa e com os deputados estaduais”.

O parlamentar também se mostrou ofendido por uma fala recente de Mendes, que teria chamado um grupo de parlamentares de “caboclos”, expressão que Barranco classificou como desrespeitosa e carregada de deboche. “O governador, há poucos dias, chamou 13 colegas, e me incluo entre eles, de ‘caboclos’. Não sei se ele usou o termo no sentido espiritual, relacionado à religião, ou no sentido pejorativo, como ‘matuto’. Mas ficou evidente, pelo seu sorriso sarcástico, que ele estava zombando de nós e pisando em nós. Isso é inadmissível”.

Segundo Barranco, a atitude do governador demonstra desprezo pela independência do Legislativo, além de desrespeitar o trabalho dos parlamentares. “Não podemos aceitar que o governador ache que a Assembleia é um puxadinho e que nós somos seus empregados, que ele pode falar o que bem entender”.

O deputado ainda denunciou os constantes questionamentos jurídicos do governo estadual contra leis aprovadas pela Assembleia e contra as emendas parlamentares, tanto individuais quanto de bancada. “Ele tem feito ataques a todas as legislações que aprovamos aqui. Ele fala mal, desclassifica e ingressa com ações. Primeiro, contra nossas emendas individuais. E agora, novamente, ingressa com uma ação no STF contra nossas emendas de bancada. Aqui nós não temos emendas 'pix'. As nossas emendas são transparentes e são uma garantia constitucional a cada um de nós, deputados”.

Barranco concluiu exigindo respeito ao trabalho legislativo e ressaltou o impacto das emendas para os municípios. “As emendas que mandamos para os municípios podem parecer pouco para o governador, mas, para os moradores das cidades, são muito. São elas que levam um postinho de saúde para um assentamento, uma praça, melhorias nas escolas, uma ambulância, uma viatura para a segurança pública. Eu exijo respeito a esta Casa”.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia



contatoalochapada@gmail.com

(65) 99235-9330