04 de Setembro de 2025
Quinta-feira, 04 de Setembro de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Quinta-feira, 04 de Setembro de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Fechou na Neblina Quarta-feira, 03 de Setembro de 2025, 08:56 - A | A

Quarta-feira, 03 de Setembro de 2025, 08h:56 - A | A

EM CUIABÁ

Câmara aprova por maioria fusão de secretarias proposta por Abilio

Do Gazeta Digital

A Câmara de Vereadores de Cuiabá aprovou nesta terça-feira (2) por 19 votos favoráveis e um contrário a autorização ao prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), para a reorganização administrativa de secretarias municipais com a união da Educação, Esporte e Cultura. Somente o vereador Dídimo Vovô (PSB) se opôs à medida. As 3 secretarias devem passar por um processo de fusão. A medida havia sido anunciada por Brunini no dia 27 de agosto.

A mensagem 96/2025 do Executivo Municipal tramitou em regime de urgência e foi aprovada por maioria. O vereador Dilemário Alencar (União), líder do prefeito Abilio Brunini (PL), fez a leitura. O vereador Marcrean Santos (MDB) manifestou que o projeto teve parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça, sendo considerado constitucional e legal.

Por sua vez, opositor declarado ao prefeito Abílio, o vereador Dídimo Vovô (PSB), fez críticas sobre a “falta de discussão” da matéria e fez questionamentos sobre qual secretario comandará a pasta.

“Abilio dorme, acorda e resolve criar uma secretaria. A Câmara vai e cria. Daqui a uns dias ele vai falar que quer unir 10 secretarias e todo mundo vai aceitar. Qual impacto financeiro? Eu sou contra”, rechaçou.

Em coletiva à imprensa nos corredores da Câmara, Brunini, que esteve presente, declarou aos jornalistas que os orçamentos das secretarias não serão mesclados e que cada secretário permanece à frente de cada setor o qual comanda.

“A secretaria de educação não se mistura com a parte do esporte e a cultura. Há elementos, atividades que se unem, mas cada secretário continua independente com suas funções. Não tem nenhum dos secretários nomeado com as 3 funções. [...] Não se mistura o orçamento de esporte, cultura e educação. A única coisa que se mistura é a parte sistêmica, a parte administrativa. Lembrando que a maioria dos servidores da cultura e do esporte são servidores da educação, concursados pela Secretaria de Educação. Eles apenas estavam atuando como sessão para outra secretaria. As autonomias de políticas públicas continuam entre as partes, só que os processos e os custos administrativos a gente consegue reduzir”, esclareceu.

Abilio ainda citou que a sede da secretária de cultura e a de educação permanecerão no mesmo local, contudo a do esporte deve migrar para a frente de onde era o Cuiabanco.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia